Queimadas Urbanas Aumentam 154% em Catanduva

A multa para incêndio em perímetro urbano é de
 500 (UFRCs)  
O período mais crítico do ano para a seca não chegou, mas as queimadas urbanas em Catanduva já tiveram um aumento de 154,9% no comparativo dos sete primeiros meses de 2021 e 2022. 

Até julho deste ano, foram 181 casos registrados, sendo que no mesmo período do ano passado eram 71. Os números levam em consideração as ocorrências atendidas pela Patrulha Ambiental, da Guarda Civil Municipal.

Além do trabalho no chão, as equipes contam com o auxílio da tecnologia para monitorar as áreas atingidas pelo fogo. “Fazemos o mapeamento por drone, mas a maioria dos incêndios são criminosos, principalmente às margens da rodovia, por exemplo”, destaca o Comandante da GCM, Cláudio Pereira. 

A Defesa Civil de Catanduva emitiu alerta diante das previsões de risco de incêndios florestais e em vegetação, nas áreas rurais e naturais. A condição abrange boa parte do Estado de São Paulo, inclusive a região de Catanduva, ao longo dos próximos dias. A condição acaba afetada devido à estiagem, bem como a baixa umidade relativa do ar.

Na semana passada, um incêndio atingiu uma área de aproximadamente 260 mil metros quadrados no antigo lixão.  A proporção só não foi maior, porque as equipes da Secretaria de Meio Ambiente haviam feito uma mobilização. “A gente tinha feito vistoria com a Polícia Ambiental e com as ações preventivas de controle como a roçagem e os aceiros, o fogo atingiu mais a vegetação rasteira”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Julia Cassiano Wayego.

A Prefeitura de Catanduva montou uma força-tarefa para auxiliar as equipes dos bombeiros nas ocorrências. A preparação teve início nos primeiros meses de 2022 e contou com treinamentos, acompanhamento de ações das usinas da região, entre outras orientações. O Plano de Combate e Prevenção a Focos de Incêndios reúne Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, SAEC, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

Umidade do ar em queda

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a umidade relativa do ar de Catanduva chegou a 25% nesta terça-feira, dia 2.  A condição ocorre principalmente no final da tarde, quando o risco de incêndios é ainda maior. Vale ressaltar que o índice de umidade relativa do ar tolerável é de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A orientação das equipes é de que o Corpo de Bombeiros seja acionado, em caso de queimadas, pelo telefone 193. O telefone da Patrulha Ambiental 153 também está disponível para as denúncias. Na ligação, devem ser informados o número ou ponto de referência da área incendiada.

Limpe seu terreno

Por conta da estiagem, a orientação da Secretaria de Meio Ambiente é de que a capina seja feita de forma frequente nos terrenos particulares. Essa é a forma mais eficaz de limpeza, já que não traz danos à natureza. O material deve ser recolhido de forma imediata a fim de evitar queimadas.

A multa para os incêndios no perímetro urbano é de 500 Unidades Fiscais de Referência de Catanduva (UFRCs), além de uma UFRC por metro quadrado de vegetação queimada. A UFRC 2022 é de R$ 3,4315.

Fonte: Comunicação Social / Prefeitura

Foto: Divulgação


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment