Região Reduz Vítimas de Homicídios, Furtos e Roubos no Semestre

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança
 Pública 
A região do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - DEINTER 5, que engloba as cidades de Catanduva e São José do Rio Preto, além de outros 94 municípios, terminou o primeiro semestre do ano com redução nas vítimas de homicídios dolosos, em todas as modalidades de furtos e nos roubos em geral, de carga e de veículo.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), também houve queda nos casos de estupros e não foram registradas ocorrências de roubo a banco e extorsão mediante sequestro.

De janeiro a junho de 2020, o indicador de casos de morte intencional permaneceu com 40 registros, assim como os seis primeiros meses de 2019. O indicador de vítimas deste crime, por sua vez, reduziu 4,8%, passando de 42 para 40.

Com isso, as taxas dos últimos 12 meses (de julho de 2019 a junho de 2020) caíram para 4,89 casos e vítimas de homicídio dolosos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os índices são os menores da série histórica iniciada em 2001.

Em contrapartida, a região apresentou duas ocorrências, com duas vítimas a mais de latrocínios para o período. No primeiro semestre do ano passado, foram contabilizados dois registros para ambos os indicadores.

Os estupros, por sua vez, recuaram 3,6%, com 268 boletins de janeiro a junho de 2020, ante 278 nos primeiros seis meses do ano anterior – uma diferença de 10 ocorrências.

Outros indicadores

Os furtos em geral e de veículo tiveram as menores quantidades da série histórica. O primeiro indicador reduziu 23,7%, passando de 7.572 para 5.775 (1.797 a menos). O segundo caiu de 826 para 644 – uma diferença de 182 boletins.

A tendência se estendeu para os roubos em geral e de veículo, que tiveram queda de 24,3% e 25,4%, respectivamente. O primeiro indicador contabilizou 551 registros no primeiro semestre deste ano, ante 728 em igual período do ano passado – 177 a menos. Na segunda modalidade criminosa, a diferença foi de 15 ocorrências (de 59 para 44). Os dois números são os menores da série.

Na região, os casos de roubos de carga passaram de dez para seis, uma redução de quatro ocorrências. Os roubos a banco, por sua vez, permaneceram zerados pela segunda vez consecutiva. Semelhante aconteceu com o indicador de extorsão mediante sequestro, que ficou zerado pela 19ª vez, desde o início da série histórica.

Produtividade

O trabalho das polícias paulistas na região, de janeiro a junho deste ano, resultou em 3.657 prisões e na apreensão de 215 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 1.273 flagrantes por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Por: Nathalia Pagliarini

Foto: Divulgação

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment