Regimento de Polícia Montada 9 de Julho Completa 127 Anos

A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (09),
 em São Paulo
 
A Polícia Militar comemorou, na noite desta quarta-feira (09), o 127° aniversário do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, sediado no centro da Capital. A solenidade foi prestigiada pelo secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

"O policiamento montado é o instrumento mais efetivo e eficaz. É o emprego do animal para cidades mais seguras", disse o comandante do RPMon, tenente-coronel João Alves Cangerana Júnior, ao falar do compromisso da unidade com a defesa da sociedade.

"Nessa jornada e aniversário, eu cumprimento o coronel Cangerana pelas palavras ao explicar a importância da segurança pública no conjunto homem e cavalo, não somente na proteção da população, mas no policiamento preventivo", disse o secretário.

"A nossa polícia está em júbilo porque os senhores todos os dias homenageiam São Paulo com trabalho sobre esse amigo, o cavalo", complementou o comandante geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

Criado em 11 de outubro de 1892, o RPMon tem o nome da data que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, e atua em operações especiais rurais e urbanas, controle de tumultos, no patrulhamento de áreas periféricas, parques públicos, estádios e em grandes eventos culturais e esportivos.

Além da sua sede, na região da Luz, o regimento conta com 13 destacamentos nas cidades de Avaré, Bauru, Campinas, Campos do Jordão, Itapetininga, Marília, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Mauá, Presidente Prudente, Santos e na Academia do Barro Branco (Capital).

O RPMon conta com 434 policiais militares, 46 viaturas e 454 cavalos. Os animais são assistidos 24 horas por dia, todos os dias, por veterinários e são submetidos a um acompanhamento nutricional, recebendo ração balanceada à base de feno.

Além disso, os cavalos são higienizados diariamente e passam por vermifugação periódica. A sede também conta com um centro cirúrgico.

Ações sociais

Outro destaque do RPMon é o desenvolvimento de atividades sociais, como o atendimento a pessoas com necessidades especiais em sessões de equoterapia.

O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem nas áreas da saúde, educação e equitação, com foco no desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadoras de deficiência física, mental e sensorial.

Neste ano, 139 pessoas, entre PMs, crianças e adolescentes, foram atendidas pela equoterapia da Polícia Militar.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Nathalia Pagliarini

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment