Polícia Militar Completa 190 Anos em Defesa da Sociedade Paulista

30° BPM/I em Catanduva
A Polícia Militar de São Paulo celebra, neste dia 15 de dezembro, 190 anos de história em defesa da sociedade paulista e em apoio ao progresso do estado mais importante do Brasil. 

São quase dois séculos de constante evolução, marcados por vários momentos importantes para São Paulo e para o país, que resultaram em uma instituição altamente profissionalizada e especializada, referência no emprego de técnicas e equipamentos, de alta performance tecnológica, nas ações de segurança pública e sempre determinada na preservação da vida e da paz social.  

Desde sua criação, em 1831, como Guarda Municipal Permanente, composta por 100 homens de infantaria e 30 de cavalaria, a instituição cresceu acompanhando o desenvolvimento de São Paulo e hoje tem um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres dedicados a garantir a segurança da população e o contínuo progresso do estado. 

Como uma das maiores forças de segurança pública do mundo, a PM de São Paulo construiu ao longo desse período uma estrutura técnica de gestão, capaz de oferecer, inclusive, relevantes subsídios às políticas de segurança e determinada a apresentar sempre o melhor atendimento à sociedade. “A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição de excelência em segurança pública e um grande patrimônio da população paulista. Sua história foi construída por bravos homens e mulheres comprometidos com o bem comum, com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e, fundamentalmente, com a proteção das pessoas. Parabéns pelos 190 anos”, reforça o secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

Um dos mais importantes componentes desse sistema, e que pode ser utilizado exemplo da evolução da Polícia Militar, é o serviço de atendimento 190 administrado pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo). 

A central iniciou suas operações em 1910, quando a Capital somava aproximadamente 300 mil habitantes. Hoje, o 190 atende todo o estado, e uma população superior a 46 milhões de pessoas, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis em atendimentos de emergência. Somente em 2021, o COPOM já registrou mais de 17 milhões de chamados, de diversas naturezas. Além de garantir atendimento direto aos cidadãos, os registros do 190 também orientam as políticas de segurança e a ação das polícias no combate ao crime e na proteção das pessoas. 

Especialização

A crescente demanda por serviços de segurança foi acompanhada por um processo permanente de modernização de procedimentos, inclusive com a criação de equipes especializadas, como o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), em 1987. O grupo surgiu a partir de um novo conceito de intervenção policial e é preparado para agir em situações consideradas de alto risco, como desarmamento de bombas e resgate de reféns. 

As unidades de policiamento ostensivo e de repressão ao crime também foram aprimoradas ao longo do tempo. Desse trabalho surgiram programas como a Força Tática, de Polícia Comunitária, Escolar, ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, o aplicativo SOS Mulher, entre outras iniciativas. Todas as regiões do estado ainda receberam unidades do Batalhão de Ações Especiais (BAEP), que atuam em padrão similar ao do policiamento de Choque e têm sido eficientes no enfrentamento ao crime organizado, em gerenciamento de crises, no policiamento em eventos e praças desportivas, no patrulhamento em áreas consideradas de risco e no controle de multidões. 

Equipes Rocam e Força Tática 

Inteligência e Tecnologia

Nos últimos anos, a evolução da Polícia Militar de São Paulo foi pautada principalmente pelos investimentos nos serviços de inteligência e tecnologia. Fazem parte desse planejamento, por exemplo, a aquisição de drones, armas de grande precisão para combater o tráfico de drogas, armas de menor potencial ofensivo, como as de incapacitação neuromuscular, viaturas com proteção balísticas, sistemas de informação integrados e câmeras acopladas aos uniformes dos policiais para garantir mais transparência às ações e mais proteção aos próprios policiais militares e à população atendida. 

Estado mais seguro do Brasil

O resultado do trabalho dos policiais militares, em todas as suas frentes, é verificado pelos indicadores de criminalidade de São Paulo. O trabalho integrado da Polícia Militar com as Polícias Civil e Técnico-Científica garante, ao estado, os melhores índices do país, como a menor taxa de homicídios, e respostas rápidas a qualquer nova demanda em termos de segurança pública. Em 2021, as ações preventivas e ostensivas da Polícia Militar resultaram em mais de 110.000 prisões, 200 toneladas de drogas apreendidas, 6.000 armas apreendidas, 30.000 veículos recuperados. 

Além das operações e ações de alto risco, os policiais militares de São Paulo também escrevem seus nomes na história, diariamente em partos e salvamentos como o executado pelo soldado José Barbosa de Andrade, em janeiro de 1999. O policial, que não sabia nadar, faleceu após resgatar uma mulher que havia caído no Rio Tamanduateí, na Capital. Ele enfrentou o risco e honrou seu compromisso para agir em situação de emergência e salvar uma pessoa. O caso rendeu um pedido de beatificação do soldado Barbosa, que está em análise pelo Vaticano.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Fotos: Arquivo / Alta Tensão

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment