Polícia Civil de Paraíso Deflagra Operação Contra Falsificação e Venda de Diplomas

O delegado Marcelo Augusto Díspore comandou  
 as investigações iniciadas em Paraíso 
A Polícia Civil de Paraíso deflagrou na manhã de quarta-feira (20), a operação denominada “Romeo II”, visando o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão.

Segundo as informações, as ações policiais acontecem simultaneamente nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Osasco, Catanduva e Catiguá, municípios que estão localizados as residências e sedes de instituições de ensino pertencentes aos principais membros de organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas em vários estados brasileiros, com forte atuação na região de São José do Rio Preto e Barretos.

A operação Romeo II (referência à Resolução 2, do Conselho Nacional de Educação, que definiu os programas “especiais de formação pedagógica”, inclusive a de segunda licenciatura) foi deflagrada em razão de denúncias acerca do uso de falsos certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu, segunda licenciatura e bacharelados, os quais eram empregados pelos seus detentores especialmente para evoluções salariais de cargos públicos, para provimentos em cargos e empregos públicos, para inscrições em Conselhos de Classe do Brasil e para muitos outros fins.

Ainda de acordo com a investigação, para a emissão desses certificados e diplomas falsos, a organização criminosa contava com apoio de diversas células distribuídas em várias cidades e estados. A rede criminosa desmantelada criou, ainda, falsa plataforma on line de renomada Universidade para a emissão de diplomas falsos.

Os principais articuladores da organização criminosa foram identificados e responderão por inúmeros delitos, como organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsificações documentais e ideológicas, além de estelionato.

Os documentos e objetos apreendidos nas sedes das Instituições de ensino serão examinados para que eventuais lesados e autores dos crimes de uso de documento falso e estelionato sejam identificados e notificados.

A investigação foi coordenada pelo delegado Marcelo Augusto Díspore. Participaram da ação os delegados Hélvio Roberto Bolzani, Gilberto Cezar Costa, Eder Galavoti Rodrigues e Marcio Acacio Seguesse, além dos policiais civis das cidades de Paraíso, Catiguá, Novais, Tabapuã, Pindorama, Santa Adélia, Elisiário, Catanduva, São Paulo, Osasco e São José dos Campos.

Fonte: Polícia Civil de Paraíso

Por Marcelo Ono

Foto: Arquivo / Alta Tensão

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment