Detran.SP Já Digitalizou Mais de 1 Milhão de Páginas

Fonte: Detran.SP 
Desde o início da implantação do SP Sem Papel no Detran.SP, em agosto de 2020, mais de 230 mil documentos já foram produzidos digitalmente, um montante que corresponde a mais de 1 milhão de páginas. Além de eliminar gradualmente o trâmite de papel no órgão e uma economia aos cofres públicos, a digitalização contribui também para aumentar a segurança e evitar fraudes.

O SP Sem Papel faz parte da rotina de trabalho de funcionários e colaboradores do Detran. SP. No órgão estadual de trânsito, o Núcleo de Comunicações Administrativas foi o departamento com a maior quantidade de documentos produzidos digitalmente até o momento, com 54.308, seguido pela Assessoria Judicial, com 27.971 e a Gerência de Procedimentos Especiais e Controle, com 10.612.

Implantado em todas as Secretarias do Estado e em expansão na administração indireta, o SP Sem Papel contabiliza mais de 10 milhões de documentos tramitados de forma eletrônica, tornando mais ágil o trâmite de documentos entre os órgãos e autarquias. Trata-se de um processo sustentável, favorecendo o meio ambiente.

Além de digitalizar novos processos, a plataforma também possibilita realizar a conversão daqueles que foram iniciados por meio físico, com a utilização do papel, para o formato eletrônico. A medida pode ser aplicada aos processos que possuem prazo maior que um ano para encerramento.

“Com a implantação do programa, reduzimos gastos com papel, impressão, transporte e Correios. O acesso via internet permite de forma rápida a produção e encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos, a qualquer hora do dia e de forma imediata, garantindo assim maior eficácia e transparência aos processos”, comemora o Diretor-Presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Capacitação para funcionários e colaboradores

Criado em julho de 2019 pela Prodesp para melhor aproveitamento das novas tecnologias, o SP Sem Papel conta com serviços de capacitação dos colaboradores, que podem realizar cursos e treinamentos online. Para conhecer os cursos e treinamentos disponíveis, basta acessar a plataforma pelo link (https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/acesso/) e se cadastrar.

Serviços online para toda a população

O Detran.SP possui diversos serviços online para os cidadãos do estado. Entre as opções oferecidas estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH.

Fonte/Foto: Detran.SP

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment