Polícia Civil de Catanduva Participa de Operação na Região de Araçatuba

Policiais civis de Catanduva participaram da 
 operação 
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de terça-feira (29), a operação “Raio-X” com objetivo de desarticular esquemas de desvio de dinheiro público destinado à saúde, praticados em cidades das regiões de Araçatuba e Bauru, e nos estados do Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A ação foi coordenada por agentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Araçatuba, com apoio do Deic de Bauru, policiais civis do Deinter-5 de São José do Rio Preto e Catanduva, além do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), do Ministério Público.

Os trabalhos de investigação foram iniciados há cerca de dois anos por meio de Inquérito Policial que apontaram a necessidade da investigação criminal. Foi constatado um esquema de desvio público por meio de organizações sociais prestadoras de serviço na área da saúde, em que eram realizadas licitações fraudulentas para movimentação financeira do esquema.

“Uma vez vencida a licitação o próximo passo era a celebração de um contrato de gestão entre a organização social e o município, a partir de então existia a contratação de prestadores de serviços para que o dinheiro saísse da organização, fosse disseminado ao prestador e em seguida retornasse aos cofres públicos. No momento seguinte entrava o esquema de lavagem de dinheiro.”, explica o Dr. Fabio Neri Pistori, delegado titular do DEIC de Araçatuba.

Com empenho de 816 policiais civis, foram cumpridos 237 mandados de busca e apreensão e 64 de prisões temporárias nas determinadas regiões. A ação resultou na detenção de 51 pessoas – sendo quatro em flagrante, além de 20 veículos, R$1,2 mi, diversos celulares, oito armas de fogo, munições, computadores e documentos.

“Nosso objetivo não é apenas de prender eventuais suspeitos ou envolvidos, mas também buscar o ressarcimento dos cofres públicos, principalmente da saúde, e se eventualmente desvios ocorreram nossa finalidade visa recuperar esse patrimônio público. A Investigação vai continuar.”, conclui o delegado.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Arquivo / Alta Tensão

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment