Unidades Prisionais e Prefeituras Trabalham Para Combater o Coronavírus

Nas áreas internas e externas das unidades é feita
 a higienização
Os esforços da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para conter a disseminação do Coronavírus estão sendo intensificados diariamente a partir de um trabalho conjunto com as prefeituras.

No momento em que a união é um fator essencial para o enfrentamento da doença, municípios e estabelecimentos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) têm se juntado para desinfecção dos espaços.

Assim, com o envio de caminhões-pipa, por exemplo, as prefeituras de Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Mauá, Itapecerica da Serra e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), têm ajudado os estabelecimentos penais.

Em alguns casos, como nos quatro presídios de Guarulhos, a Prefeitura Municipal visita semanalmente as penitenciárias e os Centros de Detenção Provisória (CDPs) para a higienização das áreas internas e externas. As ações utilizam água de reuso e incluem a lavagem tanto de setores administrativos como dos pavilhões habitacionais.

Em Santo André, além de auxiliar com o envio de caminhão pipa para a desinfecção do CDP, a prefeitura também cedeu bombas pulverizadoras, que aumentam o alcance da limpeza na unidade prisional e também permitem que a mesma seja feita com maior frequência e facilidade.

A Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha acordou com a Prefeitura de Cajamar, cidade vizinha à unidade, a realização de um bio sanitização de veículos oficiais e viaturas que realizam o transporte de reclusos.

As subprefeituras de São Paulo também têm colaborado com a SAP. Os Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) Femininos do Butantan e de São Miguel Paulista e o Complexo de Pinheiros estão tendo seus espaços sanitizados com água e produtos químicos desinfetantes.

Testagem de servidores e reclusos

Os trabalhos em união com os municípios também garantiram a funcionários e presos a realização de testes rápidos de Covid-19. A ação também é somada ao trabalho da Secretaria, que está, gradualmente, atendendo seu corpo funcional e custodiados por meio de uma testagem em massa do governo paulista.

Na cidade de Mauá, o CDP confirmou a realização de testes para funcionários e reclusos com a prefeitura do município. Os CDPs de Franco da Rocha, Itapecerica da Serra e Guarulhos II acertaram com as administrações locais a disponibilização de exames rápidos de Covid-19 aos servidores. Ao CDP II de Guarulhos, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 40 testes, dos quais 35 já foram realizados e resultaram negativo.

Fonte / Foto: Secretaria da Administração Penitenciária

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment