Tecnologia que Permite Usar Cartão por Aproximação é Alvo de Golpistas

O pagamento é feito pela aproximação e não
 precisa de senha 
Uma nova comodidade oferecida por cartões de crédito tem causado preocupação para especialistas em tecnologia e segurança, além de clientes. A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha. Por isso, o sistema tem sido alvo de golpistas.

O pagamento é feito pela aproximação e, dependendo do valor, não precisa nem de senha. Essa tecnologia é chamada de NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como "comunicação de campo próximo".

Os golpistas estão aproveitando a tecnologia para fazer furtos. Enquanto o cliente se distrai, um homem aproxima com a maquininha do bolso dele e o pagamento é autorizado imediatamente. A vítima não percebe a ação.

Essa facilidade, de pagar por aproximação, também está disponível no celular ou no relógio, por exemplo, que ainda são mais seguros. Para especialistas em tecnologia, o alvo mais fácil é o cartão de crédito.

O grande problema é que alguns hackers conseguiram burlar a limitação dos cartões, e a transição não tem mais limite máximo. Eles conseguem fazer a transação com valores muito maiores.

Como se proteger

Dicas para se proteger caso tenha o cartão por aproximação:

- O primeiro passo é desabilitar a função de proximidade; esta solicitação pode ser feita por aplicativo ou direto com a empresa do cartão;

- A segunda dica é: algumas carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivo podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. O ideal é guardar o cartão de crédito dentro dessas carteiras "blindáveis" para não receber nenhuma surpresa desagradável junto com a fatura no final do mês.

Fonte: G1 / TV Gazeta

Foto: Divulgação / YouTube

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment