Catanduva Registra Queda de Medidas Protetivas na Quarentena

No mês de junho foram elaboradas 22 medidas protetivas 
Os números de medidas protetivas durante a quarentena sofreram uma leve queda no 1° semestre do ano, em Catanduva.

Segundo a Delegacia de Defesa da Mulher foram 36 casos em janeiro, 28 em fevereiro, 17 em março, 18 em abril, 19 em maio e 22 em junho. Considerando o período de janeiro a junho foi contabilizada a diminuição de 38,8% nos casos.

Previstas na Lei Maria da Penha, essas medidas são determinadas pela justiça a pedido das próprias vítimas e garantem uma distância mínima do agressor. Diante da queda de ocorrências registradas durante a pandemia, o poder público precisou reforçar a proteção e ampliar os canais de denúncia às vítimas de violência doméstica.

Isoladas dentro de casa, as vítimas muitas vezes tem medo de procurar ajuda. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o boletim de ocorrência pode ser feito pela internet, mas as delegacias da mulher seguem funcionando normalmente.

Conforme o MP-SP, a tendência é que o isolamento gere uma queda nos registros de ocorrência em números absolutos que não correspondem a real diminuição da violência.

Recentemente o Conselho Nacional de Justiça adotou medidas para combater o aumento de violência doméstica durante a pandemia e determinou que todos os tribunais do país divulguem seus canais de comunicação para denúncias de abusos.

Outras formas de denunciar são o Disque 100 e o Disque 180 e o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”, do governo federal.

Fonte: Delegacia de Defesa da Mulher / Catanduva

Por Marcelo Ono

Foto: Divulgação

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment