Catanduva Fecha Semestre com Casos de Dengue em Declínio

Apesar da queda no número de casos de dengue, os
 cuidados devem ser mantidos 
Catanduva contabilizou 7.284 casos confirmados de dengue no primeiro semestre de 2020. A quantidade de infectados pelo mosquito da dengue pode ser ainda maior, já que 185 exames feitos no período estão em investigação. É o que aponta balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta quarta-feira, dia 1º de julho.

Do começo do ano até agora, 10.796 notificações de dengue foram registradas na cidade. Dessas, 30% deram resultado negativo para a doença.

Os números da dengue apontam ainda para 12 mortes registradas em Catanduva este ano. As últimas confirmações de óbitos são de dois idosos, um de 79 anos e outro de 75 anos, que moravam na Vila Paulista e no Jardim Gavioli.

Monitoramento feito pela Vigilância em Saúde mostra que a curva epidêmica de infectados está em declínio acentuado.

Conforme o quadro mensal, o pico da doença foi registrado nos dois primeiros meses do ano. Em fevereiro, o número de positivos chegou a 3.134 casos. A situação foi praticamente a mesma em janeiro, só que em menor proporção de confirmações, 2.578 confirmações, ao todo. Os índices começaram a diminuir gradativamente, mês a mês, fechando o semestre com 18 casos positivos em junho.

A Secretaria de Saúde ressalta que, apesar da queda significativa no número de casos de dengue, os cuidados diários devem ser mantidos.

“Não podemos descuidar das medidas de combate ao Aedes aegypti. A principal lição que está ao alcance de todos é a eliminação de possíveis focos do mosquito”, ressalta Daniela Bellucci, diretora do departamento de Vigilância em Saúde.

Mesmo na quarentena, a EMCAa (Equipe de Combate ao Aedes aegypti) mantém a rotina diária de atividades, levando em consideração todas as medidas de precaução determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os agentes de endemias percorrem toda a cidade. Dentre as ações, eles fazem visita casa a casa, sem entrar no domicílio, mas na região peridomiciliar, orientam moradores, eliminam criadouros, fazem nebulização, checam denúncias e cumprem o acompanhamento período em pontos estratégicos. Moradores que não são encontrados nos imóveis podem agendar vistoria pelo telefone 3531-9200.

Fonte / Foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment