Acidentes com Pipas Crescem Durante o Período de Isolamento

Entre janeiro e junho foram registrados o aumento de 250%
 no múmero de ocorrências 
Soltar pipa é uma brincadeira que atravessa gerações. O passatempo é uma diversão muito comum e agora, que crianças estão passando mais tempo em casa, a prática tem crescido. A Energisa Sul-Sudeste, preocupada com a segurança dos clientes e da população, alerta sobre o risco de choque elétrico que as crianças e jovens ficam expostos quando soltam pipas em locais próximos a rede elétrica.

Entre janeiro e junho deste ano, houve um aumento de 250% no número de ocorrências de pipa na rede elétrica nos 15 municípios atendidos pela distribuidora na região de Catanduva, em comparação com 2019. A atividade já foi responsável por interromper o fornecimento de energia para mais de 17,5 mil clientes em 2020.

Os desligamentos podem acontecer em função dos restos de pipa que ficam presas nas redes ou que tocam os fios de energia. “Fazemos a limpeza de forma rotineira nas redes, e sempre encontramos restos de pipas presas às estruturas. Ficamos preocupados com a segurança das crianças e jovens, que em muitas vezes, sem ter a noção do risco de choque elétrico, se arriscam ao fazer a brincadeira perto das redes. Adicionalmente, com as chuvas, esses materiais molhados acabam causando curto-circuito ou vazamento de energia, provocando a interrupção da energia. Dependendo da situação, o restabelecimento pode demorar e causar ainda mais transtorno aos clientes”, explica Tiago Luis Diorio Sanches, gerente do departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.

Felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, porém o risco é iminente. Diante disto, a Energisa Sul-Sudeste, preparou algumas orientações importantes sobre o tema:

- Jamais solte pipa próximo à rede elétrica;

- Procure espaços como parques, praças e áreas abertas para brincar com segurança;

- Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;

- Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

- Não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;

- Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;

- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;

- Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento:

Fonte /Foto: Comunicação Social / Energisa

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment