Fundação Padre Albino Realiza Campanha de Higienização das Mãos

A campanha é realizada todos os anos para conscientizar
 os funcionários, pacientes e acompanhantes 
A Fundação Padre Albino, através de suas Unidades, promoveu ações alusivas ao Dia Mundial de Higienização das mãos, comemorado no dia 5 de maio.

A campanha é realizada todos os anos para conscientizar os funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância da higienização correta das mãos. Neste ano, com a pandemia da COVID-19, as ações estão sendo reforçadas com foco na disseminação do Coronavírus pela falta da prática de higiene.

As ações aconteceram de 4 a 6 de maio e foram iniciadas no Recando Monsenhor Albino com a Caixa Pedagógica que mostra a sujeira e resíduos nas mãos caso ela não tenha sido higienizada corretamente; no dia 5 a ação foi no refeitório do Hospital Emílio Carlos e no Ambulatório Médico de Especialidades com conscientização e orientação da prática; já no Hospital Padre Albino as ações foram focadas nos principais momentos de higienização dos profissionais da saúde dos setores assistenciais e de apoio, com a dinâmica “Roleta dos 5 momentos”, nos dia 5 e 6 de maio.

Promovidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Educação Permanente (NEP), as ações foram focadas nas Diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) que preconizam garantir a segurança do paciente. A higiene realizada no momento certo e da maneira correta salva vidas.

“Antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento asséptico é importante que o profissional lave adequadamente as mãos para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções. A higienização também é fundamental após o contato com o paciente, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas”, explicou a enfermeira da SCIH do Hospital Padre Albino, Fabiana Pacheco.

Fabiana disse que “o profissional deve higienizar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas deve-se utilizar água e sabonete e quando estiverem visivelmente limpas utilizar solução alcoólica 70%”, finalizou.

Fonte/Foto: Fundação Padre Albino

Por: Marcella Milani / Marketing e Comunicação

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment