Feriado de Tiradentes Também Marca o Dia das Polícias Civil e Militar

As Polícias Civil e Militar reúnem mais de 100 mil
 profissionais para garantir a segurança 
Nascido na então Capitania de Minas Gerais, em 1746, Joaquim José da Silva Xavier tornou-se conhecido por sua atividade como dentista. Mas o que nem todo mundo sabe é que Tiradentes também foi alferes na Cavalaria do Exército Colonial. Seu passado militar o tornou patrono das polícias no país. A data da sua morte, 21 de abril, marca também o dia das polícias civil e militar. A data foi instituída de acordo com um decreto de 29 de abril de 1946.

Subordinadas à Secretaria da Segurança Pública, as polícias Civil e Militar de São Paulo reúnem mais de 100 mil homens e mulheres que atuam diuturnamente para garantir a segurança de todos os paulistas.

Somente no primeiro bimestre deste ano, o trabalho das forças de segurança em todo o território paulista resultou na detenção de mais de 33 mil pessoas, entre adultos e adolescentes, apreensão de 2.016 armas de fogo ilegais e 6.510 registros de flagrantes por tráfico de drogas.

Instituições centenárias

A trajetória da Polícia Militar tem início no ano de 1831, quando o então presidente da província de São Paulo, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, atendendo a um decreto regencial, criou o primeiro corpo policial composto por 130 homens. A PM está presente nos 645 municípios paulistas.

A Polícia Civil nasceu dez anos depois, em 1841, com a missão de exercer as funções de polícia judiciária e investigação criminal, promovendo a solução ou composição de conflitos e garantindo o bem-estar coletivo e o respeito à dignidade humana. Hoje são  mais de 1,4 mil unidades da PC espalhadas pelo Estado, delegacias, seccionais, departamentos e unidades especializadas.

Juntas, as forças policiais de São Paulo atuam garantir a lei e a ordem, bem como a liberdade e a segurança de todos os paulistas.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por Paula Vieira

Foto: Arquivo / Alta Tensão

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment