Governo Homenageia Bombeiros que Atuaram na Baixada Santista

Mais de 20 integrantes do Corpo de Bombeiros foram
 homenageados 
O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta quarta-feira (18) mais de 20 integrantes do Corpo de Bombeiros que auxiliaram as atividades nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente, que foram atingidas pelas chuvas extremas.

“Eu acompanhei muito de perto o trabalho de salvamento na Baixada Santista e fiquei muito sensibilizado. Muitos de vocês salvaram pessoas que poderiam estar hoje sepultadas. E quis o destino que isso ocorresse quando o Corpo de Bombeiros completasse 140 anos de existência. Uma corporação respeitada pelo seu trabalho e dedicação, salvando milhares de pessoas ao longo das últimas décadas”, afirmou Doria.

As ações de resgate, salvamentos e identificação das vítimas começaram no início do mês e foram encerradas ontem, com a localização do corpo da última vítima. Além do efetivo local, a região também contou com o reforço de integrantes da Escola Superior de Bombeiros (ESB) e do 10º, 12º, 15º e 20º Grupamentos de Bombeiros (GB), situados em Marília, Bauru, Sorocaba e Araçatuba, respectivamente.

Bombeiros da Capital e da Grande São Paulo também foram enviados diariamente e se juntaram às equipes do litoral. Ao todo, foram homenageados 23 bombeiros, sendo dois que faleceram em serviço, além de um operador de máquinas, morador da região, que ajudou no trabalho de salvamento. Os 21 bombeiros receberam o diploma de Policial Nota 10.

O operador de máquina foi agraciado com a medalha “Audazes Bombeiros”. A honraria foi criada para homenagear as personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas que tenham contribuído para a ESB (Escola Superior de Bombeiros) ou prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Os dois bombeiros falecidos – cabos Marciel de Souza Batalha e Rogério de Moraes Santos – foram homenageados com a medalha “Ordem do Ipiranga”, a mais elevada honraria do Estado. É conferida aos cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus altos méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao Estado de São Paulo e seu povo.

“Essa cerimônia é principalmente aos familiares, do cabo Moraes e do cabo Batalha, que aqui estão. Vocês são responsáveis pelo legado destes dois bravos guerreiros, dois heróis que ao lado demais que aqui estão, deram suas vidas para salvar vidas”, disse o Governador.

Situação na Baixada Santista

Os trabalhos de resgate, salvamentos e identificação das vítimas das fortes chuvas que incidiram sobre a região na madrugada do último dia 3 foram encerrados ontem (17), com a localização do corpo da última vítima fatal. Cerca de 170 policiais civis, militares, técnico-científicos e bombeiros atuaram na região. Ao todo, foram registrados 45 óbitos – todos os corpos já liberados às famílias pelo Instituto Médico Legal (IML). Além disso, 44 vítimas foram resgatadas com vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação / Governo do Estado

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment