Comandante Orienta População em Casos de Afogamento

Comandante José Luciano Val orienta a população 
O Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Catanduva, capitão José Luciano Val, orienta a população em casos de afogamento.

1- Mantenha a calma;

2- Ligue 190, 192 ou 193 – passe o endereço da emergência, com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referencia;

3- Confie e responda as perguntas do atendente;

4- Só ligue nesses números em caso de emergência;

Afogamento

Os afogamentos podem ocorrer em rios, piscinas, praias e até mesmo na banheira de casa ou baldes, portanto, é bom ter muito cuidado.

Prevenção

Para Bebês: Nunca devem ficar sozinhos no banho ou perto de qualquer área ou recipiente que contenha líquidos.

Para Crianças: Deve-se estimulá-la a assumirem responsabilidades para a sua própria segurança.

É importante que aprendam a nadar e a boiar, e compreendam que não devem entrar em águas perigosas e desconhecidas. Sempre que possível, ao entrar em piscinas, lagos, rios ou praias, devem estar acompanhadas por adultos.

Para Adultos: Nunca entre na água sob o efeito de bebidas ou após a alimentação com o estômago cheio, principalmente se estiver sozinho. Nunca nade contra a corrente, mas sim em diagonal. Caso não consiga se livrar, chame por ajuda. Nunca finja estar precisando de socorro.

Não efetue mergulho em águas escuras (rios e represas), você desconhece a profundidade ou se há algum objeto no fundo (troncos, cercas, redes, etc). Em piscina evite o mergulho. Caso você bata com a cabeça no fundo ou em algum objeto poderá sofrer lesão na coluna, ficando paraplégico, tetraplégico ou até mesmo vir a óbito.

Respeite os guarda vidas e as bóias delimitando os locais de segurança

Primeiro socorros para Afogamento

Após a pessoa se retirada da água, para se evitar complicações, deve-se prover o cérebro e o coração de oxigênio (respiração boca-a-boca e reanimação cardiopulmonar), até que ela tenha condições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até que seja entregue a um serviço médico especializado.

Cuidados no socorro de quem está sem Afogando

Se você for socorrer alguém que está se afogando, dê a ela uma corda, pedaço de pau, bóia, prancha ou outro objeto para a vítima segurar. Cuidado não deixe que a vítima se agarre a você, pois assim os dois correm o risco de se afogarem.

Ao ser retirada da água, a vítima deverá ficar deitada de barriga para cima e com a cabeça de lado, a fim de que não ocorra aspiração de líquidos. Essa posição também impede que a língua bloqueie a garganta, facilitando a saída de líquidos.

Lembre-se

Evite andar próximo de rios , pontes ou locais em que existam bueiros, pois quando estiver ocorrendo uma enxurrada, você poderá ser levado pela correnteza. Água no umbigo, sinal de perigo. TOME CUIDADO.

Fonte/Foto: Corpo de Bombeiros de Catanduva

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment