Operação Combate o Furto de Energia em Residência e Comércios de Catanduva

A fiscalização é para combater o furto e fraudes de 
 energia, em Catanduva 
A Energisa Sul-Sudeste realiza nesta semana mais uma operação especial de combate a furto e fraudes de energia no município de Catanduva. 

Além das inspeções em imóveis residenciais, desta vez as equipes reforçaram os trabalhos para identificar ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia de estabelecimentos comerciais, como conveniências, bares, restaurantes e deliveries, estendendo as inspeções também ao município de Novo Horizonte. 

De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, nessas inspeções, que fazem parte da rotina de atuação da Energisa, o intuito é zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes.   

“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. No caso desses estabelecimentos comerciais, o risco se estende aos frequentadores dos locais e população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destaca.  

Para identificar as irregularidades, a Energisa realiza inspeções periódicas com o apoio de tecnologias como drones, verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo. 

Riscos e Prejuízos

Como resultado das ações realizadas nesta semana, em apenas três dias foram realizadas 60 inspeções e identificadas 26 irregularidades de furtos e fraudes de energia no município de Catanduva e ainda em Novo Horizonte. Juntas, essas ocorrências totalizaram um desvio de 116.859 kWh de energia em estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos - um impacto financeiro de R$ 102 mil.

“Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia”, acrescenta Renan.      

Constatada a irregularidade, além de abrir um Boletim de Ocorrência na polícia, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.   

“A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça Dalessandro. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.   

Fonte/Foto: Assessoria Energisa Sul-Sudeste


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