PF Cumpre Mandados em Catanduva e Rio Preto para Desarticular Quadrilha

O material não possuia documentação legal 
A Polícia Federal realizou na terça-feira (14) a Operação Via Áurea, com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por pessoas e grupo de empresas envolvidas na compra de ouro oriundos de garimpos ilegais.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão, nas cidades de Pontes e Lacerda/MT, Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, São José do Rio Preto/SP e Catanduva/SP.

Também foi determinado pela Justiça Federal o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, bem como de mais de R$ 9 milhões.

As investigações iniciaram quando uma pessoa foi presa enquanto realizava o transporte de 1.690 g de ouro, sem nota fiscal ou qualquer documento legal que comprove a origem lícita do bem originalmente pertencente à União. O ouro apreendido tinha como origem a cidade de Pontes e Lacerda/MT e como destino Cuiabá/MT.

Ainda foi apurado que o ouro era extraído de garimpos clandestinos das terras indígenas existentes na região de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, Pontes e Lacerda/MT e Nova Lacerda/MT. 

Além disso, foram identificados os principais integrantes da organização criminosa que de fato financiam a exploração ilegal do meio ambiente.

Além do ouro, foram apreendidas quantias em 
 dinheiro, arma e munições 

A PF segue as investigações para identificar novos envolvidos e que financia diretamente a degradação do meio ambiente, poluem os rios da região e geram consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

O nome da operação VIA ÁUREA faz referência ao fato da prisão em flagrante ter ocorrida na rodovia.

Fonte / Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment