O Corpo de Bombeiros divulga dicas e orientações nos casos de afogamentos |
No primeiro caso um rapaz de 22 anos morreu afogado em uma represa próxima a cidade de Itajobi, na tarde de sábado (30).
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 16 horas, o jovem estava pescando com familiares, quando resolveu nadar na represa. Após ele desaparecer nas águas, a família tentou procurar, mas não o encontrou.
A equipe dos bombeiros iniciou as buscas no sábado, mas o corpo do jovem só foi encontrado no domingo (31) pela manhã.
Outro caso de afogamento aconteceu na região de Castilho. Dois irmãos, de 24 e 21 anos, moradores de Tupã, morreram afogados enquanto pescavam no rio Paraná, na região entre Castilho e Três Lagoas, no domingo (31).
Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) para passarem por exames necroscópicos e posteriormente serem liberados para as famílias. As causas serão apuradas pela Polícia Civil.
Corpo de Bombeiros
Afogamentos / Dicas e Orientações
Os afogamentos podem ocorrer em rios, piscinas, praias e até mesmo na banheira de casa ou baldes, portanto, é bom ter muito cuidado.
Prevenção
• Para Bebês: Nunca devem ficar sozinhos no banho ou perto de qualquer área ou recipiente que contenha líquidos.
• Para Crianças: Deve-se estimulá-la a assumirem responsabilidades para a sua própria segurança.
É importante que aprendam a nadar e a boiar, e compreendam que não devem entrar em águas perigosas e desconhecidas. Sempre que possível, ao entrar em piscinas, lagos, rios ou praias, devem estar acompanhadas por adultos.
• Para Adultos: Nunca entre na água sob o efeito de bebidas ou após a alimentação com o estômago cheio, principalmente se estiver sozinho. Nunca nade contra a corrente, mas sim em diagonal. Caso não consiga se livrar, chame por ajuda. Nunca finja estar precisando de socorro.
• Não efetue mergulho em águas escuras (rios e represas), você desconhece a profundidade ou se há algum objeto no fundo (troncos, cercas, redes, etc). Em piscina evite o mergulho. Caso você bata com a cabeça no fundo ou em algum objeto poderá sofrer lesão na coluna, ficando paraplégico, tetraplégico ou até mesmo vir a óbito.
• Respeite os guarda vidas e as bóias delimitando os locais de segurança
Primeiro socorros para afogamento
• Após a pessoa se retirada da água, para se evitar complicações, deve-se prover o cérebro e o coração de oxigênio (respiração boca-a-boca e reanimação cardiopulmonar), até que ela tenha condições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até que seja entregue a um serviço médico especializado.
Cuidados no socorro de quem está sem Afogando
• Se você for socorrer alguém que está se afogando, dê a ela uma corda, pedaço de pau, bóia, prancha ou outro objeto para a vítima segurar. Cuidado não deixe que a vítima se agarre a você, pois assim os dois correm o risco de se afogarem.
• Ao ser retirada da água, a vítima deverá ficar deitada de barriga para cima e com a cabeça de lado, a fim de que não ocorra aspiração de líquidos. Essa posição também impede que a língua bloqueie a garganta, facilitando a saída de líquidos.
Lembre-se
Evite andar próximo de rios , pontes ou locais em que existam bueiros, pois quando estiver ocorrendo uma enxurrada, você poderá ser levado pela correnteza. Água no umbigo, sinal de perigo. TOME CUIDADO.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Foto: Arquivo / Alta Tensão
ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.
Blogger Comment
Facebook Comment