Atividade Delegada é Implantada em 33 Municípios da Região

Com a medida, policiais em seus dias de folga, 
 poderão atuar nas cidades contempladas 
O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, foi recebido, nesta segunda-feira (04), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para celebrar a implantação da atividade delegada em 33 municípios da região de São José do Rio Preto, assim como estabelecido por meio do Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (1º).

Com a medida, policiais militares, em seus dias de folga, poderão atuar nas cidades contempladas, reforçando o patrulhamento, atuando no combate a ambulantes irregulares e apoiando o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A segurança pública nasce onde as pessoas moram. Por isso a importância de estabelecer convênios entre os municípios e a Secretaria da Segurança Pública. Na Atividade Delegada, no contraturno dos policiais, a comunidade pode contar com o trabalho deles. Assim, de forma integrada com o município, proporcionamos mais segurança à população, que é o que ela precisa e merece”, afirmou o general Campos.

Os municípios que passam a contar com o programa são: Américo de Campo, Aparecida D ´Oeste, Aspásia, Cosmorama, Dolcinópolis, Guarani D ´Oeste, Macedônia, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Orindiúva, Ouroeste, Palmeira D ´Oeste, Palmital, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D ´Oeste, Santa Rita D ´Oeste, Santa Salete, São Francisco, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.

Todas as cidades fazem parte do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), com sede em São José do Rio Preto, e para cada uma delas serão disponibilizadas duas vagas para PMs voluntários por dia ou 60 por mês. Todos os convênios têm vigência de cinco anos a partir da data de assinatura, sendo necessário celebrar novo contrato ao término deste prazo.

Sobre a Atividade Delegada

Implantada pioneiramente na cidade de São Paulo, em 2009, a Atividade Delegada é desenvolvida em 192 cidades, contanto estes 33 novos convênios. Atualmente, o Estado tem em média 1,4 mil vagas/dia disponibilizada para o programa que é firmado entre as prefeituras e a SSP.

As prefeituras interessadas em ter esta parceria devem procurar o Comando da Polícia Militar da região com um projeto específico que atenda às necessidades do município. Depois, esse documento deve ser encaminhado ao Comando Geral da PM e à SSP para que, depois de analisado, possa ser aprovado pelo secretário da Segurança Pública.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por Paula Vieira

Foto: Arquivo / Alta Tensão


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