PM Ambiental Vistoria 79 Estabelecimentos e Apreende Madeiras

A operação aconteceu no Estado de São Paulo 
A Polícia Militar Ambiental vistoriou 79 estabelecimentos e apreendeu 1.205 metros cúbicos de madeira – equivalente a 70 caminhões, durante a "Operação Floresta Amiga II”, deflagrada entre os dias 21 e 22 de setembro, para proteger a flora e em comemoração ao Dia da Árvore e do Policial Ambiental (21).

A ação, desenvolvida em conjunto com o Procon-SP Ambiental, visou a fiscalização do transporte, armazenamento e comércio de madeira nativa no Estado de São Paulo, bem como a conscientização do cidadão para o consumo responsável e a preservação das florestas, em especial a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Os trabalhos mobilizaram mais de 1,3 mil PMs ambientais, com apoio de 452 viaturas terrestres e outras 52 náuticas dos cinco batalhões da Instituição.

Como resultado, além das vistorias e apreensões, foram registrados 146 Autos de Infração Ambiental (AIA) e houve a plantação de 5,9 mil mudas de árvores nativas. 

“É a segunda grande operação integrada com o Procon-SP Ambiental voltada ao meio ambiente, fazendo uma frente de combate ao desmatamento irregular e clandestino, comércio e no transporte de madeira ilegal”, destacou o coronel Paulo Augusto Leite Motooka, comandante da PM Ambiental.

Concurso

Além da operação, em comemoração às datas, a PM Ambiental lançou uma campanha cultural de fotografia com o objetivo de engajar as pessoas sobre a preservação ambiental e a história da Instituição.

Para participar do concurso, basta que o interessado produza uma foto em boa resolução sobre a atividade da PM Ambiental e a envie até o dia 30 de novembro por meio do link: bit.ly/concursopamb, sendo possível que as imagens sejam antigas ou feitas com recortes de jornais.

Ao fim do prazo para envio, serão selecionados três vencedores que serão agraciados com a medalha Challenge Coin “Valor Ambiental” e suas fotografias poderão estar no próximo livro histórico da Instituição.

Procon-SP Ambiental

A força-tarefa nomeada de “Procon-SP Ambiental” foi criada pelo Governo do Estado, em 11 de agosto, reunindo técnicos da Fundação Procon-SP, agentes da PM Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) para promover vistorias em comércios de venda de corte de madeira (madeireiras) e verificar a procedência da matéria-prima. Em sua primeira fiscalização pós criação, no dia 13 de agosto, as ações do grupo permitiram apreender 500 metros cúbicos de madeira e registrar 17 AIAs, somando R$ 137 mil em multas.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por Nathalia Pagliarini

Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment