PM Ambiental e MP Deflagram Operação Huracan em Todo o Estado

O objetivo da operação é a prevenção dos focos 
 de incêndio em vegetações 
A Polícia Militar, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), deflagrou na manhã de segunda-feira (10), a Operação Huracan para prevenir focos de incêndio em vegetações. As atividades estendem-se até a quarta-feira (12). 

A denominação da ação faz alusão à mitologia maia, que define Huracan como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra. Como objetivo a prevenção dos focos de incêndio a operação, consequentemente, visa a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população. 

Os trabalhos são desenvolvidos por meio de 450 militares integrantes do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), além das equipes do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), da PMESP e do MPSP, respectivamente.

Entre as ações previstas, destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais, e os planos de prevenção contra incêndio nas margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade.

A operação tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com alertas para a não soltura de balões e cuidados com cigarros às margens da via.

Ainda há avisos sobre o perigo de realizar queimadas e acender fogueiras perto de matas e em dias de vento, orientações para a não soltura de fogos de artifícios próximo às áreas de vegetação, para não jogar lixo em terrenos baldios e não permitir que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis. 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment