Idoso Cai no Golpe do “Motoboy” e Perde Mais de R$ 6 Mil em Catanduva

O caso foi registrado como estelionato e será 
 investigado pela Polícia Civil 
Um aposentado de 83 anos foi vítima de estelionato na manhã de quinta-feira (18), em Catanduva. 

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 11h30, o idoso estava em sua residência, quando recebeu uma ligação no telefone fixo, dizendo que era da seguradora de seu cartão de crédito.

Na ocasião, o interlocutor perguntou para o aposentado se ele reconhecia uma compra realizada com o seu cartão de crédito em um estabelecimento comercial na cidade de Ribeirão Preto, o qual foi negado pela vítima. 

Em seguida, o suposto atendente afirmou que para fazer o cancelamento da compra precisaria manda um motoboy até sua casa para buscar o cartão de crédito para ser “periciado”. Assim, o aposentado não percebendo que se tratava de um golpe, passou as informações de seu cartão de crédito e senha, bem como entregou o cartão ao motoboy.

Posteriormente, após perceber que se tratava de um golpe, a vítima conseguiu verificar em seu extrato bancário e junto com a gerência do banco, que os golpistas conseguiram realizar saques e débitos no valor total aproximado de R$ 6.500 no mesmo dia. 

O caso foi registrado como estelionato e será investigado pela Polícia Civil.

Nota explicativa:

O chamado "golpe do motoboy" é aplicado quando uma pessoa faz contato com a vítima e se passa por funcionário da central de segurança de um banco; a partir de então, por meio da engenharia social e persuasão, acaba por convencer a vítima de que seu cartão foi clonado; que aflita, passa a fornecer informações, como o número do cartão e a senha. 

Em alguns casos o golpista diz que, por segurança, vai enviar alguém para recolher o cartão e que isso impedirá que ele seja utilizado em compras on-line, evitando que a vítima tenha que pagar pelas compras realizadas. Com o dados bancários, do cartão e senha os golpistas passam a utilizar o cartão em máquinas próprias, saques e transferências.

Fonte: Plantão Policial

Por Marcelo Ono

Foto: Arquivo / Alta Tensão

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment