Catanduva Amplia Estrutura de Atendimento aos Pacientes com Covid-19

Os serviços de pronto atedimento serão
 direcionados ao CEM 
A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a estrutura de atendimento aos pacientes com Covid-19 no município. Os prédios da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do antigo Postão estão sendo preparados para as mudanças.

A partir desta quinta-feira, dia 18, a UPA será utilizada exclusivamente para o atendimento de pacientes com o novo vírus. No local, serão implantados 25 leitos a esse público. 

Os serviços de pronto atendimento, urgência e emergência serão direcionados, temporariamente, ao Centro de Especialidades Médicas – CEM, o antigo Postão, na rua Pará nº 3. As duas unidades terão funcionamento 24 horas por dia.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o responsável pela gestão da UPA e o aval do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, estudaram e organizaram os procedimentos para viabilizar essa transferência.

A medida foi tomada devido ao aumento do volume de pessoas procurando por atendimento para Covid-19 na UPA e a demora no sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, órgão estadual responsável pela liberação de vagas nos hospitais de referência regional para Covid-19.

Os atendimentos do CEM serão direcionados para outros estabelecimentos de saúde para que não ocorram prejuízos às outras especialidades. As equipes de saúde serão responsáveis por entrar em contato com os pacientes agendados e informá-los em qual local deverá comparecer para sua consulta.

A ampliação dos leitos na UPA não terá a finalidade de funcionar como uma nova unidade de internação, mas visa garantir a assistência até a liberação de novas vagas nos hospitais.

Atualmente, as 23 unidades de saúde do município já possuem uma triagem destinada a pacientes com Covid-19, com testagem e monitoramento através de uma plataforma. O CEM também utilizará o procedimento de triagem, destinando os pacientes com sintomas respiratórios à UPA, a fim de evitar o cruzamento de pessoas com suspeita da doença com os que possuem outras enfermidades.

Fonte/Foto: Comunicação Social / Prefeitura

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment