Mais Um Ano com Resultados Positivos das Polícias em Defesa dos Animais

O efetivo é composto por 1,7 mil homens
 e mulheres 
As polícias de São Paulo encerram 2020 acumulando mais um ano de resultados positivos na defesa e no combate aos maus-tratos contra animais. 

O número de ocorrências registradas na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) cresceu 26,51% nos primeiros 11 meses do ano. Foram 13.877 casos contabilizados de janeiro a novembro de 2020, contra 10.969, em igual período do ano anterior. 

Já a PM Ambiental, que neste ano completou 71 anos, apreendeu e resgatou 16.411 animais, de diferentes espécies, como onça, aves e macacos. Nos últimos quatro anos, a instituição soma mais de 120 mil animais tirados de diferentes situações de perigo em todo o Estado.

A eficiência das polícias é resultado do constante processo de aprimoramento da estrutura e das técnicas de segurança empregadas em São Paulo. Com a implantação da Depa, em 2016, abriu-se mais um canal de comunicação para a população formalizar denúncias e acionar as forças de segurança. As ocorrências ainda podem ser registradas em qualquer delegacia territorial, e situações flagrantes podem ser comunicadas pelo telefone 190, mas o serviço garantiu agilidade aos procedimentos e facilitou o acesso dos paulistas aos serviços de segurança.

As denúncias registradas pela Depa são encaminhadas para apuração pelas Delegacias de Polícia distritais. Além do serviço eletrônico, a Divisão de Investigações Sobre Infrações de Maus Tratos e Animais, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), também investiga crimes contra animais e outras infrações contra o meio ambiente na Capital.

A PM Ambiental também atua na proteção da fauna e da flora em território paulista com estrutura que atende os 645 municípios do Estado. Atualmente a instituição possui quatro batalhões e cerca de 100 unidades de atendimento. O efetivo é composto por 1,7 mil homens e mulheres, com apoio de aproximadamente 480 viaturas, além de motocicletas e embarcações. Para monitorar todas as áreas de interesse, como unidades de conservação e locais de difícil acesso, a PM Ambiental utiliza um sistema com imagens captadas por satélites.

Em uma única operação da PM Ambiental, deflagrada entre os dias 14 e 15 de dezembro com o objetivo de proteger recursos naturais em todo o estado, 684 animais foram resgatados, 1,2 mil pessoas foram abordadas, sendo nove detidas em flagrante, e 14 armas de fogo foram apreendidas. Os policiais também vistoriaram 47 embarcações e mantiveram duas apreendidas.

Além de coibir o tráfico de animais, a caça ilegal e impedir que animais silvestres sejam colocados e mantidos em cativeiro, as ações da PM Ambiental ainda visam combater o desmatamento, as queimadas e a mineração clandestina, entre outras atividades criminosas contra o maio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação 

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment