SAP Divulga Regras Para Visitas Presenciais no Sistema Prisional

As visitas presenciais serão aos finais de semana 
Com o projeto Conexão Familiar, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) criou ferramentas e alternativas de redução do distanciamento, dando continuidade ao objetivo de preservar e manter o vínculo afetivo entre as pessoas privadas de liberdade e seus familiares neste momento de pandemia.

A retomada gradual e controlada das visitas presenciais, a terceira fase do projeto, coroa com sucesso os esforços da Pasta em atender as determinações dos órgãos de saúde, visando conter a taxa de contaminação da Covid-19, além de reduzir o índice de letalidade no estado.

Nesta terceira fase do Conexão Familiar, as regras são:

- As visitas presenciais serão aos finais de semana, com a alternância de pavilhões habitacionais, sendo raios pares em um final de semana e ímpares no próximo final de semana, com avaliação dos dados de controle da evolução da pandemia pelas unidades prisionais e Comitê de Crise, considerando eventual aumento de casos suspeitos e confirmados entre os reeducandos (as) e servidores.

- As visitas serão por um período máximo de 2 (duas) horas, aos sábados, reeducandos habilitados com finais de matrículas ímpares, divididos em dois períodos:

1 - Período da manhã: das 9h às 11h, matrículas finais 1, 3 e 5.

2 - Período da tarde: das 13h às 15h, matrículas finais 7 e 9.

E aos domingos - reeducandos habilitados com finais de matrículas pares, divididos em dois períodos:

1- Período da manhã: das 9h às 11h, matrículas finais 0, 2 e 4.

2- Período da tarde: das 13h às 15h, matrículas finais 6 e 8.

- Os Centros de Ressocialização (CRs) são considerados pavilhão único, sendo as visitas realizadas em finais de semana intercalados, aos sábados com reeducandos (as) com matrículas com finais ímpares e domingos matrículas com finais pares.

- A visita será realizada em ambiente aberto ou, em caso de chuva, em local coberto e arejado.

- Será permitida a entrada de visitantes com faixa etária entre 18 a 59 anos, sendo proibido crianças, idosos, gestantes, menores emancipadas e pessoas com sintomas gripais.

- Para ingresso na unidade prisional, o visitante passará por aferição da temperatura corporal e saturação de oxigênio. Caso o visitante apresente sinais clínicos de quaisquer enfermidades, bem como se a temperatura corporal estiver acima de 37,2° e/ou saturação abaixo de 90%, a visita não será permitida.

- O visitante deverá portar somente a carteirinha de visitante e documento de identificação com foto, sendo vedada a entrada de quaisquer outros objetos, como bolsas, mochilas, sacolas e similares, gênero alimentício, itens de higiene, itens de vestuário, etc.

- Portadores de necessidades especiais (PNE) terão permitido o ingresso na unidade prisional condicionado a apresentação de laudo médico que comprove o não pertencimento ao grupo de risco.

- As visitas íntimas permanecem suspensas.

- Será obrigatória a higienização das mãos com álcool 70% e passagem por mecanismos de higienização dos calçados.

- Obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência na unidade prisional.

- As revistas deverão ocorrer pelo bodyscan e demais equipamentos tecnológicos disponíveis.

- Os visitantes deverão se submeter às condições instaladas nas unidades prisionais, como filas de entrada e saída, filas de transição interna, entre outros.

- Não serão permitidos contatos físicos entre reeducandos (as) e visitantes, devendo manter o distanciamento mínimo de 1,5m, sujeitando o descumprimento às medidas de suspensão temporária de visitação do reeducando (a) e/ou visitante

Apenas a Penitenciária de Paraguaçu Paulista segue com as visitas presenciais suspensas.

Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária

Foto: Divulgação 

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment