Corpo de Bombeiros Capacita Cerca de Mil Guarda-Vidas

Neste ano, a contratação aconteceu por meio de 
 processo seletivo 
Verão chegando e praias e represas sendo cada vez mais procuradas pela população como uma opção de lazer. Mas como garantir a segurança de banhistas em épocas onde a demanda aumenta tanto? Para isso, anualmente o Corpo de Bombeiros realiza um curso de capacitação para guarda-vidas contratados pelo Estado e municípios a fim de garantir que esses profissionais estejam aptos a atuar em situações de risco dentro da água, especialmente quando se trata de afogamentos.

No último feriado prolongado, os bombeiros marítimos foram protagonistas de quase 100 salvamentos no litoral paulista. Mas também houve muitos casos emblemáticos, onde o resgate foi realizado por guarda-vidas, sejam eles municipais ou estaduais.

Nesta semana, por exemplo, teve início o treinamento de 600 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), contratados pelo Estado para reforçar a segurança durante a operação Praia-Segura 2020/2021. Também está em andamento a capacitação de cerca de 400 guarda-vidas municipais.

A preparação desses novos profissionais é realizada por sargentos, comandantes de pelotão, e bombeiros instrutores, com usos de botes de salvamento e motos aquáticas. 

Durante as aulas, os alunos são colocados à prova com a simulação de ocorrências predominantes em praias e represas, com o passo a passo de como agir e também de como orientar as vítimas. Eles têm aulas, como técnicas de recuperação de afogados, oceanografia, noções básicas de embarcação, além das disciplinas práticas de salvamentos e atividade física.

Toda a capacitação chega a quase um mês de duração e incluí estágios supervisionados, gerando um incentivo para que os participantes, posteriormente, sigam a carreira militar. O treinamento acontece todos os anos para garantir a segurança de banhistas nas altas temporadas.

Estado

Neste ano, a contratação de GVTDs aconteceu por meio de um processo seletivo ocorrido no mês de outubro. A seleção foi totalmente gratuita teve como pré-requisito ser brasileiro nato ou naturalizado com idade igual ou superior a 18 anos, ter certificado de conclusão de ensino fundamental, não possuir antecedentes criminais e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, bem como estar em boa saúde física e mental, comprovada mediante apresentação de atestado de saúde.

As provas práticas, para eliminação e classificação de candidatos, ocorreram no dia 3 de novembro e consistiram na avaliação de habilidades técnicas, como correr e/ou andar um quilômetro em, no máximo, oito minutos, e nadar 200 metros em até seis minutos. 

Todo o processo seletivo ocorreu em locais de acordo com os municípios escolhidos pelos participantes para atuação. Ou seja, as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida.

Todos os novos profissionais, depois de habilitados às atividades, atuarão em apoio aos grupamentos que atendem à faixa litorânea e as represas dos municípios citados, em uma jornada de 40 horas semanais até o final do contrato (março de 2021). A remuneração é de R$ 1.290,66, além de auxílios transporte e refeição.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por Nathalia Pagliarini

Foto: Divulgação / Polícia Militar

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment