Unidades Prisionais na Luta Contra a Tuberculose

O material distribuído aos reeducandos explica 
 sobre os principais sintomas da doença 
Atenta à saúde da população carcerária, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e com a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), tem realizado nos estabelecimentos penais diversas iniciativas de conscientização e prevenção à tuberculose.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge principalmente os pulmões e é responsável pela morte de 2 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A contaminação pode ocorrer por meio de gotículas de saliva lançadas no ar no momento da fala, tosse ou espirro.

Pensando nisso, profissionais de saúde do sistema prisional promoveram o projeto Prisões Livres da Tuberculose, que distribuiu aos servidores e reeducandos brindes personalizados e folders explicando sobre os principais sintomas e formas de tratamento. A campanha é idealizada pelo Depen, Ministério da Justiça e Segurança e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando a difusão de informações essenciais sobre tuberculose entre os presos e funcionários.

Os participantes também receberam orientações por meio de palestras, vídeos e cartazes afixados em áreas administrativas e nos pavilhões habitacionais – ferramentas importantes para a detecção precoce da enfermidade. Além disso, os estabelecimentos prisionais realizam constantemente exames de escarro e busca ativa de reclusos sintomáticos.

“A tuberculose é uma patologia que tem alto índice de cura se realizado corretamente o tratamento, o que engloba o processo medicamentoso e supervisionado. Além da importância da busca ativa, que é feita rotineiramente na unidade penal”, explica o enfermeiro Marcos Guilherme Ferreira, da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha.

Profissionais preparados

Mesmo durante a pandemia, as equipes de saúde estão desempenhando campanhas a fim de cumprir com o dever do Estado de garantir atendimento de saúde dos reclusos. Entre as ações mais recentes estão a vacinação contra o sarampo e a testagem de Covid-19. Os procedimentos ocorrem dentro das normas recomendadas pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, óculos de proteção e aventais, a assepsia de material hospitalar e o distanciamento social.

Os presídios também contam com celas especiais, nas alas de saúde, dedicadas ao isolamento de privados de liberdade que testarem positivo para tuberculose ou para o novo coronavírus.

Unidades penais que estão promovendo ações de prevenção à tuberculose

- Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I

- Centro de Detenção Provisória Chácara Belém II

- Centro de Detenção Provisória de Diadema

- Centro de Detenção Provisória “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos I

- Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra

- Centro de Detenção Provisória “Ederson Vieira de Jesus” de Osasco I

- Centro de Detenção Provisória “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco II

- Centro de Detenção Provisória “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros I

- Centro de Detenção Provisória ”ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II

- Centro de Detenção Provisória de Pinheiros III

- Centro de Detenção Provisória de Pinheiros IV

- Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha

- Centro de Detenção Provisória de Vila Independência

- Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha

- Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos

- Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros

- Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha

- Centro de Progressão Penitenciária Feminino de São Miguel Paulista

- Centro de Progressão Penitenciária “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” de Butantan

- Penitenciária Feminina da Capital

- Penitenciária Feminina Sant’Ana

Fonte/Foto: Secretaria da Administração Penitenciária

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment