Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar Completam 50 Anos

A Rota possui 540 policiais militares 
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) completam 50 anos de prestação de serviço à segurança pública de São Paulo nesta quinta-feira (15). A especializada, criada em 1970, opera com foco no patrulhamento tático, escolta especial de autoridades, valores e presos, além do controle de distúrbios civis na Capital e Grande SP.

Comandada atualmente pelo Tenente Coronel Coutinho, a modalidade de patrulhamento, que pertence ao 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), possui 540 policiais militares e 101 viaturas operacionais empenhadas em garantir a segurança de toda a população por meio de ações diárias, operações especiais e estratégicas no combate à criminalidade.

Como resultado destas atividades, de janeiro a setembro deste ano, a Rota atendeu 1.023 ocorrências sendo 609 flagrantes, dos quais 411 foram por tráfico de drogas, 104 de roubo e 70 por furto, além de 364 capturas de procurados e apreensão de 167 armas – ressalta-se que uma ocorrência pode conter diferentes modalidades criminais de alta complexidade.

“O momento em que a unidade se encontra hoje é resultado de muita evolução. Evolução dos equipamentos de proteção individual, armamentos, fardamento e treinamento. A evolução na postura operacional, buscando cada vez mais melhorar, e com qualidade, nossos indicadores de produtividade, sem renunciar à tradição e doutrina que marcaram os 50 anos da Rota”, declarou o comandante.

Os PMs que atuam na Rota passam por treinamentos diários, com aulas teóricas, práticas e cursos específicos nos quais são ensinados e aprimorados os procedimentos de abordagem, busca, prisão e demais atividades pertinentes ao cotidiano da unidade.

A especializada também atua em cidades do interior em situações nas quais é necessário o emprego de maior efetivo no policiamento, como na Operação Verão, e em outras operações desenvolvidas ao longo do ano.

“Que possamos seguir evoluindo e buscando cada vez mais nos tornarmos referência brasileira em matéria de patrulhamento tático motorizado, bem como no apoio às unidades territoriais que atuam em todo Estado”, conclui o Tenente Coronel Coutinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação / Polícia Militar

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment