Catanduva Inicia Mutirão de Testes em Profissionais de Saúde

A estimativa é que sejam realizados cerca de 8 mil testes 
A Prefeitura de Catanduva começou a aplicar testes rápidos para identificar coronavírus em profissionais de saúde. A etapa, em grande escala, inclui servidores estatutários e funcionários de entidades que mantêm convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, desde que ligados ao atendimento via SUS. A estimativa é que sejam realizados cerca de 8 mil testes ao longo de 40 dias.

Os exames estão sendo feitos mesmo em quem não apresenta sintomas da infecção pelo novo vírus.

De acordo com a pasta, esses testes foram remetidos ao município pelo Instituto Butantan. Dentro dessa parceria, o próprio instituto coordena a plataforma de laboratórios que geram os diagnósticos. Posteriormente, os resultados são remetidos aos atendidos via mensagem de texto em seus celulares.

O teste rápido IgM/IgG fica pronto em aproximadamente 15 minutos. Por meio desse exame sorológico é possível identificar a infecção na fase ativa ou na fase mais tardia da doença.

A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação de testagem da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Nesse contexto, outros grupos, considerados mais expostos ao contágio da doença, já foram atendidos. “A expectativa é melhorar a dimensão da evolução da Covid-19 no município. Esse trabalho tem sido importante para que possamos definir ações de enfrentamento”, ressalta Daniela Bellucci, diretora de Vigilância em Saúde.

Balanço

De acordo com prévia da Secretaria, foram realizados 825 exames ao longo desta primeira semana da ação. Desses, 63 profissionais testaram positivo para coronavírus. Nesses casos, a equipe médica que conduz os trabalhos adotou os procedimentos e orientações aos trabalhadores.

As equipes realizaram testes em funcionários do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Caps II, Caps AD, Centro de Reabilitação (CRI), Samu, Central Odontológica (CEO), Secretaria Municipal de Saúde, UBS Central, UBS Soto, USF Monte Líbano, USF Alpino, UBS Glória, USF Nosso Teto, UBS Vertoni e EMCAa.

Boletim

Catanduva contabilizou 3.105 casos positivos de Covid-19 e 91 mortes provocadas pela doença até a sexta-feira, dia 28. Dois óbitos estão em investigação.

Fonte: Comunicação Social / Prefeitura

Arte: Divulgação

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment