Canil da PM na Capital Ganha Oito Novos Integrantes

Os filhotes, quatro machos e quatro fêmeas se juntarão
 a outros 37 da unidade 
O 5º Batalhão de Polícia de Choque - Canil, da Polícia Militar, sediado na Capital, ganhou oito novos integrantes no último domingo (19), após a cadela Ully dar à luz. Os novos cães, quatro machos e quatro fêmeas, se juntarão a outros 37 da unidade, que só no primeiro semestre do ano já foram responsáveis, com o uso do faro, pela apreensão de 2,1 toneladas de drogas durante operações no Estado.

A história dessa família tem início em outubro de 2018, quando Ully, da raça Pastor Alemão, chegou ao batalhão por meio de doação. Nascida em janeiro do mesmo ano, hoje a cadela está com dois anos e seis meses de idade e foi designada para a reprodução pela qualidade de sua genética.

A obtenção de novos cães pode ser por meio de doações, por meio de compra e a reprodução própria. Neste último caso, os filhotes, assim que nascem permanecem por até quatro meses no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Reprodução Canina (maternidade).

Neste período, as aptidões individuais de cada animal são identificadas e, até que tenham tomado todas as vacinas, eles têm contato apenas com a mãe para evitar a aquisição de doenças.

Depois de todos os cuidados necessários é hora de ação e início do adestramento para a atividade operacional. E assim, os novos integrantes serão colocados para auxiliar à PM paulista no combate ao crime.

Sobre o 5º BPChq-Canil

O Canil da PMESP foi criadao em 15 de setembro de 1950 e se tornou um batalhão - o 5º BPChq - em 26 de agosto do ano passado, após o decreto estadual. No local, são mantidos e treinados cães utilizados em ocorrências para localização de pessoas desaparecidas, captura de criminosos, detecção de drogas e varreduras de explosivos.

Para manter a qualidade e saúde dos animais, a unidade conta com uma Formação Clínica Veterinária (clínica veterinária) e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Reprodução Canina (maternidade) compostos por seis médicos veterinários e 18 auxiliares veterinários. A equipe presta atendimento no 5º BPChq e também nos outros 26 canis setoriais da PM distribuídos pelo Estado, que somam um total de 299 cães.

Somente no primeiro semestre do ano, esses profissionais foram responsáveis por 126 intervenções médico veterinárias, 304 vacinações, 341 exames laboratoriais, 17 internações, 57 visitas técnicas e dois partos.  Além disso, a equipe também é responsável pelas avaliações que os cães doados são submetidos, bem como os cuidados com a parte nutricional desses animais.

Atualmente, o batalhão conta com cães das raças pastor Alemão, pastor Belga Malinois, pastor Holandês, Rottweiler, Labrador e um Rastreador-Brasileiro.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por Nathalia Pagliarini

Foto: Divulgação / Polícia Militar

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment