Ambiental e Bombeiros Debatem Ações de Combate a Incêndios Canavieiros

O tema preocupa principalmente no período de estiagem 
A Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros participaram, na manhã desta terça-feira (09), do 6º Encontro Técnico de Desenvolvimento Sustentável entre o Setor Sucroenergético e Poder Público Estadual. A temática discutida durante a videoconferência foi a “fiscalização de ocorrências de incêndios canavieiros”.

A abertura do encontrou foi realizada pelo Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, que está a frente do Comando do Policiamento Ambiental do Estado - CPAmb. "Quero parabenizar os organizadores, palestrantes e participantes deste grandioso evento", inciou seu discurso. "Essa temática muito nos preocupa nesse período de estiagem pelos tamanhos prejuízos à vegetação, aos animais silvestres, à poluição do ar e à saúde da população", completou o Oficial.

O webinar contou com explanações de representantes de diversos órgãos que integram a "Operação Corta Fogo", coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). A Operação, sistematizada desde 2010, trata-se da efetividade do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais que contempla iniciativas destinadas a monitorar, prevenir, controlar e combater incêndios florestais.

Na linha de frente desta ação, ou seja, na parte operacional, se encontra o policiamento ambiental e também os bombeiros, ambos subordinados à Polícia Militar. Durante a videoconferência, representantes de ambas as instituições explanaram sobre suas atividades de prevenção e combate a incêndios que atingem vegetações. Foram divulgados dados estatísticos, exemplificado a forma de preparo das equipes, que utilizam inclusive aeronaves em ocorrências do tipo.

A importância da atuação do setor sucroenergético e a conscientização da população também foram pontos ressaltados durante as palestras. Por parte do trabalho executado pela PM Ambiental, explanou o Capitão Robson Alessandro Barbosa, do 4º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), bem como o comandante da Unidade, Tenente Coronel PM Fabiano Ferreira do Nascimento, que coordenou todo o webinar. Para falar do papel do CB, palestrou o Tenente Diego Moraes Silva Machado, do 13º Grupamento de Bombeiros de São José do Rio Preto.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Por: Nathalia Pagliarini

Foto: Divulgação / G1

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment