Unidades Prisionais Atuam na Prevenção Contra o Coronavírus

CDP de Santo André passou pela higienização 
Uma nova rotina está sendo estabelecida em vários países do mundo. Mudanças nos hábitos de contato com outras pessoas e de higienização fazem parte de um protocolo de saúde atual que visa o combate ao Coronavírus.

Os estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), têm tomado medidas que tem como objetivo evitar a disseminação do vírus.

A orientação para todos é que lavem constante as mãos com água e sabão, álcool em gel e façam a limpeza de locais e objetos individuais e compartilhados. Para que essas atitudes se tornem naturais no dia a dia de trabalho, os servidores têm adotado práticas que valem ser destacadas.

Limpeza em primeiro lugar

As mudanças começam ao chegar ao ambiente de trabalho. Os CDPs “ASP Paulo Gilberto de Araújo” Chácara Belém II e “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II disponibilizaram na entrada das unidades caixas com solução de água e água sanitária para a higienização dos sapatos dos servidores.

Funcionários das penitenciárias Feminina da Capital e de Parelheiros substituíram o leitor biométrico de ponto por um leitor por código de barras, uma ação que evita o contato dos funcionários em um objeto compartilhado. As duas unidades prisionais também têm medido a temperatura dos servidores com termômetro infravermelho, ou seja, sem contato com a pele. Isso ocorre assim que eles entram para iniciar seus turnos de trabalho.

A desinfecção dos estabelecimentos penais da Coremetro com o uso de produtos adequados tem sido constante. São utilizadas bombas pulverizadoras e soluções higienizadoras para limpar as áreas administrativas, portarias, carros oficiais e carceragens. O CDP de Santo André fez esse trabalho em parceria com a Prefeitura do município.

O órgão realizou uma primeira higienização no CDP no final de março e disponibilizou maquinário e insumos para a continuidade da limpeza. Para o diretor da unidade prisional, Antonio Carlos da Silva, a cooperação entre órgãos públicos é de extrema relevância para combater um inimigo comum.

No extremo sul da capital paulista, a Penitenciária de Parelheiros é responsável pela nebulização da parte interna da unidade prisional e conta com a parceria da Sabesp para a limpeza e desinfecção do entorno da mesma.

Atenção aos detalhes

O cuidado com objetos compartilhados é redobrado. Corrimões, maçanetas, telefones, entre outros utensílios, também têm sido limpos com frequência. Nos CDPs “Éderson Vieira de Jesus” de Osasco I e de Itapecerica da Serra, os objetos de uso comum têm sido higienizados constantemente.

No Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista e no CDP de Pinheiros IV os servidores fazem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o manuseio de correspondências e demais materiais recebidos. Quando possível, os mesmos são limpos assim que chegam na unidade prisional.

Informação é aliada da ação

Todas as medidas práticas tomadas nos estabelecimentos da Coremetro estão baseadas em informação. Servidores do CDP de Diadema, da Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha e do CPP Feminino de Butantan participaram de uma palestra realizada pelo corpo funcional de saúde da unidade e parceiros. As instruções dadas contemplaram os sintomas, prevenção e formas de transmissão do novo Coronavírus.

Fonte/Foto: Secretaria da Administração Penitenciária

Por Mariana Amud – Coremetro

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment