Instituto Médico Legal Comemora 135 Anos de Prestação de Serviços

O Instituto Médico Legal foi fundado em 1885 
Fundado em 1885, o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo comemora, neste 7 de abril, 135 anos de prestação de serviço à sociedade no âmbito da Segurança Pública. Subordinado à Superintendência da Polícia Técnico-Científica, é o órgão técnico pericial mais antigo da Polícia.

Atualmente o IML é representado pelo diretor dr. Alexandre Marcos Cirino e estruturado por núcleos de perícia na Capital, Grande São Paulo e no interior. Seu objetivo é fornecer bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais.

Entre as atribuições do IML destaca-se a necropsia – exame que avalia as causas da morte – realizada em casos de morte violenta, morte suspeita ou morte natural quando não há identificação da vítima.

No entanto, essa função representa apenas uma parcela das funções dos profissionais da área. A maior parte dos atendimentos feitos no IML são em indivíduos vivos que foram alvos de crimes como agressões, homicídio tentado, abusos sexuais, acidentes de trânsito e de trabalho.

É coparticipante, com a Secretaria da Saúde, do “Programa Bem Me Quer”, para atendimento às vítimas de abuso sexual abaixo dos 14 anos. O programa, que existe desde o ano 2000, tem uma equipe de médicas legistas especialistas em sexologia forense para o atendimento pericial às vítimas.

O instituto também possui núcleos especializados em perícias como Clínica Médica, Tanatologia Forense, Radiologia e Odontologia Legal, além de exames, análises e pesquisas em Anatomia Patológica, Toxicologia Forense e Antropologia.

Médicos legistas: medicina em prol da justiça

Em meio à comemoração pelo aniversário do IML, um grupo importante e essencial para o funcionamento do órgão também é homenageado nesta terça-feira (7): os médicos legistas. Estipulada em 1886, a data foi escolhida para lembrar a assinatura da lei que oficializou a perícia médico-legal no Brasil.

O profissional é responsável pela realização de exames de corpo de delito com o objetivo de emitir laudos que atestem fatos ocorridos. Esses documentos são utilizados para elucidar casos, uma vez que pode diagnosticar desde a causa da morte e tipo de violência sofrida, até dados que identifiquem responsáveis por crimes.

A atuação do médico legista é de grande importância para o trabalho conjunto entre as Polícias Técnico-Científica, Civil e Militar do Estado de São Paulo, e a Justiça, sempre visando a segurança da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação / Polícia Técnico-Científica

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment