Polícia Militar Recebe Mil Armas de Incapacitação Neuromuscular

As armas são as mesmas usadas pelas polícias de
 Nova Iorque, Los Angeles e Londres 
O Centro de Material Bélico da Polícia Militar recebeu, na última sexta-feira (7), mil armas de incapacitação neuromuscular com cartuchos e acessórios, adquiridos por meio de um pregão presencial internacional, realizado em setembro de 2019.

Os novos equipamentos fazem parte do Programa de Modernização de Armas da Instituição, elaborado pelo Governo do Estado, e estão inclusos em um pacote de investimento no valor total de R$ 108,9 milhões, composto pela compra de pistolas, fuzis, metralhadoras, escudos e coletes balísticos.

As armas estregues são da fabricante norte-americana Axon/Teaser, modelo X2 – as mesmas usadas pelas polícias de Nova Iorque, Los Angeles e Londres. Elas têm como característica ser menos letais, uma vez que foram projetadas para incapacitar temporariamente um suspeito por meio do uso de uma corrente elétrica segura.

“O teaser é amplamente difundido no mundo e agora passa a estar à nossa disposição. Essa aquisição muda a capacidade da Polícia Militar no emprego de armas não letais e demonstra claramente a preocupação do Comando e do Governo em fornecer às polícias equipamentos tecnologicamente adequados”, destaca o tenente-coronel Marco Aurélio Valério, chefe do Centro de Material Bélico da PM.

Segundo Valério, os novos equipamentos devem ser distribuídos às unidades operacionais nos próximos dias. Além disso, nos próximos meses devem chegar mais 250 armas do tipo à unidade, resultado de um aditivo de 25% em relação à aquisição inicial de mil teasers.

Fonte/Foto: Secretaria de Segurança Pública

Por: Nathalia Pagliarini

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment