Operação Carnaval Mais Seguro Reforçará a Segurança em Todo o Estado

As fiscalizações acontece durante o feriado prolongado 
As polícias Civil e Militar, com apoio da Técnico-Científica, realizam a Operação Carnaval Mais Seguro para reforçar a segurança da população durante todo o período do feriado prolongado, especialmente na Capital, onde haverá mais de 600 blocos carnavalescos. O esquema especial contará com uma média de 15 mil policiais por dia.

“Fizemos um planejamento especial para tornar o carnaval de São Paulo o melhor do país. Além de monitoramento nas estradas e de reforço nos transportes de grande capacidade, montamos uma mega operação policial preventiva. Drones, helicópteros e equipamentos de reconhecimento facial, além de sete delegacias da mulher, funcionando 24 horas por dia, contribuirão para melhorar a segurança dos que vão às ruas para curtir o carnaval”, destacou o governador João Doria.

As ações preventivas e ostensivas serão intensificadas ao longo do período de Carnaval para combater crimes, inclusive os de cunho sexual. Para isso, serão instalados postos de apoio nos principais corredores de desfiles de blocos e no Sambódromo. Também haverá tendas de acolhimento compostas por mulheres de diversos setores para prestarem atendimentos em situação de vulnerabilidade ou assédio. Em cada uma delas terá uma PM feminina.

A Secretaria da Segurança Pública atuará com todo o contingente policial administrativo, escolar, técnico e operacional. Por parte da PM, serão uma média de 12,9 mil policiais militares diariamente, incluindo os que integram a atividade Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem), que será empregada em horários de maior demanda operacional, em todos os eventos carnavalescos públicos do Estado de São Paulo.

A Operação Carnaval Mais Seguro conta também com reforço no número de viaturas e de aeronaves, além do uso da tecnologia. Em média, 12 helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM (CavPM) estão destacados para o patrulhamento diário no Estado. Os locais de eventos contarão ainda com monitoramento em tempo real por meio do Dronepol - em média 50 drones por dia. O Sistema Olho de Águia será utilizado no equipamento e nas aeronaves, transmitindo imagens ao Centro de Operações da PM – Copom para que atitudes suspeitas sejam rapidamente identificadas.

Participam ainda da operação policiais militares do Choque, dos Policiamentos Rodoviário, Ambiental e de Trânsito e do Corpo de Bombeiros. O Canil da PM será utilizado para a detecção de drogas, por meio de cães farejadores, com uma média de 18 PMs e cinco animais por dia.

Além disso, a PM realizará durante todo o período ações relacionadas à Operação Direção Segura (ODS), em diferentes locais do Estado de São Paulo, para coibir as infrações e garantir a segurança no trânsito. Os trabalhos serão realizados em 25 pontos diários de bloqueio/fiscalização pelo CPTRan e 110 pontos diários pelo CPRv. Para isso, estarão empenhados em média mais de 500 militares por dia, com apoio de mais de 260 viaturas.

Os aeroportos de Congonhas e Cumbica, na Capital e Grande São Paulo, e o de Viracopos, em Campinas, serão reforçados com policiamento ostensivo e investigativo.

Polícia Civil e Técnico-Científica

A Polícia Civil atuará ao longo do feriado prolongado com uma média de 1,9 mil agentes e realizará operações que serão desencadeadas em locais de concentração de foliões e blocos por todo o Estado.

Os plantões nas unidades policiais serão aprimorados e reforçados para garantir agilidade no atendimento ao público. Além disso, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) apoiará os trabalhos com a utilização do novo Sistema de Reconhecimento Facial. A ferramenta, inaugurada em janeiro, irá monitorar procurados pela Justiça e pessoas desaparecidas.

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), por sua vez, trabalhará com uma média de 160 profissionais e manterá força tarefa, sobretudo, no litoral paulista, dando continuidade à Operação Verão.

Durante todo o período a ação será monitorada em um Centro Estadual de Gerenciamento do Carnaval Mais Seguro 2020, que será instalado no Centro de Operações Integradas (COI) da Capital. A Força-Tarefa será composta por todas as secretarias e órgãos públicos estaduais e da União.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Foto: Divulgação

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.


Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment