Corpo de Bombeiros Orienta População no Uso de Fogos de Artifício

Os acidentes com fogos tendem a aumentar no final do ano 
O Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Catanduva, capitão José Luciano Val, orienta a população no uso de fogos de artifício.

Na virada do ano é comum o uso de fogos de artifício, o Corpo de Bombeiros não recomenda tal atitude, mas se caso for soltar fogos atenção:

O Corpo de Bombeiro normalmente é acionado quando da ocorrência de explosões de estabelecimentos (casas, comércios, edículas, outras construções) clandestinas, que possuem armazenamento irregular de fogos de artifício.

Os acidentes com fogos de artifício tendem a aumentar do final do ano, por ocasião dos festejos natalinos e de réveillon e ainda por ocasião das festas juninas. O uso dos fogos de artifício também aumenta por ocasião das comemorações de finais de campeonatos. 

Quais os cuidados que as pessoas devem ter ao manusear fogos de artifício:

- A regra geral é a de que as pessoas sigam as instruções do fabricante, normalmente descritas na embalagem.
- Os fogos devem ser manipulados sempre por adultos e, na pior das hipóteses, sob a supervisão de um adulto responsável.
- As crianças jamais devem carregar “bombinhas” no bolso e nunca devem acendê-las próximas ao rosto.
- Também devem ser evitadas aquelas brincadeiras de estourar as “bombinhas” nas mãos e mesmo aquelas brincadeiras de colocar as “bombinhas” em latas para vê-las subir com a explosão, pois tais brincadeiras normalmente redundam em acidentes graves.
- Os adultos devem observar sempre a direção para onde o “rojão” será disparado, evitando choque com obstáculos, principalmente se forem combustíveis.
- Também deve se evitar soltar fogos em locais de concentração pública nas proximidades e sempre manter os espectadores (adultos ou crianças) a uma distância segura.
- É importante destacar que nem sempre os acidentes ocorridos com fogos são devidos a problemas de qualidade do produto, visto que a má utilização deste por parte do usuário, que nem sempre segue as instruções dadas pelo fabricante, também pode ocasionar acidentes.
- Outro detalhe importante a ser lembrado é o de que fogos de artifício não combinam com bebidas alcoólicas.
- Outro cuidado é não soltar os fogos quando estiver fumando.

Quais os cuidados na guarda de fogos de artifício:

Os fogos de artifício não podem ser armazenados na casa das pessoas. As aquisições devem ser feitas de modo bastante limitado, para uso restrito e imediato. No caso de ter que guardar os fogos, evite deixá-los próximo de outros produtos que queimem com facilidade (papéis, tecidos, madeira etc). Evite também deixá-los expostos ao calor do sol (dentro de veículos, por exemplo), ou próximo a paredes que esquentem com o sol. A pólvora além de ser sensível ao calor e fricção, tem sua reação reduzida quando umedecida, portanto, evite locais úmidos, pois na hora de acender os fogos, os mesmos podem falhar e provocar acidentes.

Quais medidas de primeiros socorros devem ser adotadas:

- Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com um pano úmido e limpo e procurar atendimento médico imediatamente.
- Se houver hemorragia em virtude da lesão provocada, procurar estancá-la, fazendo tamponamento do local com um pano úmido, com uma leve pressão sobre o ferimento. O simples levantamento do braço também pode ser eficaz quando a hemorragia for na mão ou nos dedos da mão.
- Se a pessoa não tiver condições de transportar a vítima ao Pronto Socorro mais próximo, pode acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 192.

Quais os cuidados ao adquirir fogos de artifício:

- Não adquira produtos em locais não autorizados (portas de garagem, ambulantes etc), já que é necessário para o funcionamento desses estabelecimentos Alvará e Licença da Prefeitura Municipal.
- Na hora da compra é importante ter ciência sobre a restrição de venda de fogos de artifício de acordo com a faixa etária do comprador, o tipo e a quantidade de pólvora.
- Atentar também sobre as informações de utilização, quanto às características, qualidade, quantidade, manuseio e riscos que os fogos podem causar.
- Tais instruções devem estar impressas na mercadoria de forma clara, precisa e, por se tratar de um produto perigoso, ostensiva.
- Na loja, durante a compra do material, é importante observar o local de armazenamento.
- A umidade altera a qualidade dos fogos e compromete a segurança do usuário.
- O consumidor deve seguir rigorosamente as orientações de armazenamento, transporte e uso.
- Na ocorrência de algum problema com o produto, o fabricante poderá ser responsabilizado, uma vez que fica caracterizado acidente de consumo.
- O comerciante é responsável solidário no caso de mercadorias vendidas e não identificada pelo fabricante. Se o comerciante não armazenar os fogos adequadamente, a responsabilidade também recai sobre ele.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação / Jornal Semanário

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment