Corpo de Bombeiros Orienta População em Casos de Afogamento

Comandante orienta à população em casos de
 afogamento 
O Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Catanduva, capitão José Luciano Val, orienta a população em casos de afogamento.

1- Mantenha a calma;

2- Ligue 190, 192 ou 193 – passe o endereço da emergência, com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referencia;

3- Confie e responda as perguntas do atendente;

4- Só ligue nesses números em caso de emergência;

Afogamento

Os afogamentos podem ocorrer em rios, piscinas, praias e até mesmo na banheira de casa ou baldes, portanto, é bom ter muito cuidado.

Prevenção

Para Bebês: Nunca devem ficar sozinhos no banho ou perto de qualquer área ou recipiente que contenha líquidos.

Para Crianças: Deve-se estimulá-la a assumirem responsabilidades para a sua própria segurança.

É importante que aprendam a nadar e a boiar, e compreendam que não devem entrar em águas perigosas e desconhecidas. Sempre que possível, ao entrar em piscinas, lagos, rios ou praias, devem estar acompanhadas por adultos.

Para Adultos: Nunca entre na água sob o efeito de bebidas ou após a alimentação com o estômago cheio, principalmente se estiver sozinho. Nunca nade contra a corrente, mas sim em diagonal. Caso não consiga se livrar, chame por ajuda. Nunca finja estar precisando de socorro.

Não efetue mergulho em águas escuras (rios e represas), você desconhece a profundidade ou se há algum objeto no fundo (troncos, cercas, redes, etc). Em piscina evite o mergulho. Caso você bata com a cabeça no fundo ou em algum objeto poderá sofrer lesão na coluna, ficando paraplégico, tetraplégico ou até mesmo vir a óbito.

Respeite os guarda vidas e as bóias delimitando os locais de segurança

Primeiro socorros para Afogamento

Após a pessoa se retirada da água, para se evitar complicações, deve-se prover o cérebro e o coração de oxigênio (respiração boca-a-boca e reanimação cardiopulmonar), até que ela tenha condições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até que seja entregue a um serviço médico especializado.

Cuidados no socorro de quem está sem Afogando

Se você for socorrer alguém que está se afogando, dê a ela uma corda, pedaço de pau, bóia, prancha ou outro objeto para a vítima segurar. Cuidado não deixe que a vítima se agarre a você, pois assim os dois correm o risco de se afogarem.

Ao ser retirada da água, a vítima deverá ficar deitada de barriga para cima e com a cabeça de lado, a fim de que não ocorra aspiração de líquidos. Essa posição também impede que a língua bloqueie a garganta, facilitando a saída de líquidos.

Lembre-se

Evite andar próximo de rios , pontes ou locais em que existam bueiros, pois quando estiver ocorrendo uma enxurrada, você poderá ser levado pela correnteza. Água no umbigo, sinal de perigo. TOME CUIDADO.

Por Marcelo Ono

Fonte/Foto: Corpo de Bombeiros de Catanduva

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment