TJSP Entrega 17 Fuzis para Forças de Segurança e Um para o Exército

Armas foram apreendidas em processos criminais 
O Tribunal de Justiça de São Paulo entregou 18 fuzis para as forças de segurança e forças armadas – 5 para a Polícia Civil, 12 para a Polícia Militar e um para o Exército, esse calibre .50. As armas, todas de grosso calibre, foram apreendidas em processos criminais na Capital e no Interior e, agora, serão utilizadas a serviço da sociedade. A assinatura do termo de entrega dos fuzis ocorreu na terça-feira (24)  no gabinete do presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, e do comandante da 2ª Região Militar do Comando Militar do Sudeste, general de divisão João Chalella Júnior.

Segundo o setor de Comunicação Social TJSP, o presidente Pereira Calças lembrou que essa foi a segunda vez que o TJSP disponibilizou armas de maior potencial lesivo para a segurança. Na primeira, em 2017, foram doados 37 fuzis. “Foi um trabalho iniciado quando eu atuava como corregedor-geral da Justiça e que prossegue com o atual corregedor, desembargador Geraldo Pinheiro Franco, aqui presente”, disse. Ele explicou que a entrega das armas foi possível graças à atuação conjunta das instituições e à dedicação de vários profissionais que estavam presentes e que fez questão de agradecer.

Pereira Calças também falou sobre a retirada de armas dos fóruns do Estado, trabalho iniciado em 2017, e citou números: 2.314 armas restituídas à Polícia Militar; 41.017 armas destruídas; 144.970 munições destruídas e três mil quilos de insumos destruídos (projéteis, pólvora etc.). Por fim, destacou a importância do ato para a segurança do povo paulista: “Retiramos esse armamento da marginalidade e ele será usado para combater a marginalidade. Ou seja, esse trabalho faz com que a população receba em dobro o que a polícia faz em prol da segurança pública”.

O secretário estadual de Segurança Pública afirmou que já havia participado de outras ações de entrega e destruição de armas quando atuava como comandante militar do sudeste. “Hoje participo recebendo esses fuzis. A grande maioria das armas apreendidas em processos deve ser destruída, mas algumas podem ser reaproveitadas, o que é uma quebra de paradigma”, disse o general Campos. E completou: “É com muita satisfação que a Secretaria de Segurança Pública acolhe esse armamento. Nós precisamos proteger os policias que nos protegem e essa é uma ajuda substancial, de valor realmente vultoso e que vem ao encontro daquilo que precisamos: fortalecer o nosso sistema para que a população bandeirante esteja protegida”.

O general de divisão João Chalella Júnior falou em nome do Exército. Ele ressaltou que a cerimônia de entrega foi bastante significativa, porque colocou o armamento nas mãos de “homens que sabem proteger”. “O Exército recebe hoje um fuzil modelo .50, uma arma de alta precisão e que as nossas tropas estão preparadas para utilizá-lo em operações, com um dano colateral muito menor.”
O fuzil modelo .50 foi entregue para o Exército 

Também participaram do evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Marcelo Vieira Salles; o delegado-geral de Polícia do Estado, Ruy Ferraz Fontes; o presidente da Comissão de Segurança Pessoal dos Magistrados, desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene; os desembargadores José Damião Pinheiro Machado Cogan, James Alberto Siano e Edison Aparecido Brandão; a juíza substituta em Segundo Grau Ivana David; o juiz diretor do Complexo Judiciário da Barra Funda, Paulo de Almeida Sorci; o deputado estadual delegado Olim; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Fábio Augusto Pinto; o chefe do Centro de Material Bélico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tenente coronel PM Marco Aurélio Valério; os policiais militares que trabalharam para viabilizar a entrega das armas 1º tenente Cristiano Tonon, 1º sargento Marcelo Luiz de Oliveira, cabo Danilo Costa Gaspar e cabo Paulo Sérgio Chendi; demais magistrados; servidores; integrantes das forças de segurança pública e das forças armadas.

Fonte/Fotos: Comunicação Social TJSP

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment