Golpe do Falso Sequestro Faz Mais Uma Vítima em Catanduva

Os criminosos usam da fragilidade das vítimas, para
 concretizar o golpe 
Um idoso de 72 anos foi vítima do golpe do falso sequestro, na manhã de terça-feira (28), em Catanduva.

Segundo a Polícia Civil, por volta das 10 horas, a vítima recebeu uma ligação telefônica em sua residência, tendo o interlocutor afirmado que havia sequestrado a sua filha e que a mantinha presa dentro de um veículo.

Durante a ligação, o idoso percebeu que uma voz feminina pedia por socorro, motivo que a vítima acreditou no relato do interlocutor. Em seguida, o idoso depositou a quantia de R$ 900, sendo que a princípio o golpista pediu R$ 2 mil pelo resgate, mas devido a vitima não possuir o valor, o interlocutor aceitou a quantia depositada.

Após efetuar o deposito na casa lotérica, o idoso percebeu que havia caído em um golpe, quando a filha retornou para a residência. O caso foi registrado como estelionato e será investigado pela Polícia Civil.

Confira Algumas Dicas da Polícia Civil para Evitar Cair no Golpe

1 - Pare, pense e fique calmo

Diante da possibilidade de um familiar ter sofrido um acidente ou sequestro, a vítima deixa de tomar providências óbvias, como checar se a informação é verdadeira com a suposta vítima. Uma simples ligação resolveria o caso. Mesmo sob ameaça, desligue, finja que a ligação caiu e tente contato com quem pode ser o sequestrado ou outro familiar/amigo. Caso não consiga falar, acione a polícia.

2 - Não dê nome de parentes para os criminosos

O nervosismo faz com que a vítima, sem perceber, dê informações úteis para os bandidos. Ao ouvir o choro do "sequestrado", ela acaba falando o nome de um parente. E isso é tudo que os criminosos queriam para pressioná-lo mais ainda. NUNCA revele nomes de familiares nestes casos.

3 - Desconfie de ligações longas

A maioria dos primeiros contatos de sequestradores tem durações rápidas, pois temem ser rastreados pela polícia. Também não atenda ligações a cobrar. Caso a chamada seja de um número que não conheça, desligue.

4 - Oriente também os idosos

Pessoas idosas costumam ser mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Às vezes, uma simples ligação pode prolongar uma conversa com desconhecidos e dar munição para um futuro golpe.

5 - Sempre dê queixa na polícia

Mesmo que caia no golpe, procure a polícia para registrar o caso. Com informações sobre a origem da chamada e o número da conta ou local que foi entregue o valor pedido pelos bandidos as autoridades podem localizar os criminosos e evitar novas vítimas.

Por Marcelo Ono

Foto: Divulgação / Ilustração

ATENÇÃO: NÃO autorizamos a cópia ou reprodução da notícia, sem a prévia autorização da direção do Alta Tensão. Obrigado.

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment