Polícia Civil realiza terceiro treinamento em Sales

Oito policiais civis de Catanduva e da região participaram
do treinamento
Oito policiais civis de Catanduva e da região participaram de um treinamento no rio Tietê, na manhã de sábado (14), em Sales. Os exercícios duraram cerca de três horas e aconteceram em duas etapas.

Segundo o policial civil Emílio Carlos Damasceno da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Catanduva, o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos dos policiais e mostrar de forma clara, como agir em situações que envolvem áreas ribeirinhas e abordagens utilizando uma lancha.

“O treinamento foi dividido em duas partes. Na primeira simulamos uma abordagem em terra, onde a chegada dos policiais foi feita pelo rio, com o uso de uma lancha. Já na segunda parte, fizemos um reconhecimento nas áreas ribeirinhas e nas prainhas”, comenta Emílio.

Ainda segundo o policial, treinamentos em áreas de rios são raros acontecer pela polícia, principalmente na região Noroeste do Estado.

“Não é todos os dias que os policiais têm essa oportunidade. Treinamentos em lanchas, por exemplo, são raros acontecer. No Brasil podemos contar nos dedos às vezes que policiais civis foram treinados dessa forma”, disse o policial.

Treinamentos Anteriores

O primeiro treinamento da Polícia Civil aconteceu no dia 09 de maio de 2015, em Santa Adélia. Na ocasião, quatro policiais civis de Catanduva, Pindorama e Santa Adélia, participaram da primeira etapa com o uso de um helicóptero.

Durante o exercício os policiais receberam instruções sobre como desembarcar do helicóptero em situação de emergência, sem causar perigo aos ocupantes da aeronave e as vítimas.

Posteriormente, no dia 25 de junho de 2016, quatro policiais civis, dois de Catanduva e dois de Santa Adélia, realizaram o segundo treinamento em um avião Boeing 737 da antiga empresa Vasp, no espaço Airport Events, em Araraquara.

O objetivo foi aprimorar os conhecimentos dos policiais e mostrar como agir em situações que envolvem uma aeronave.
Simulação de abordagem às margens do rio Tietê, em Sales

“Primeiro simulamos que havia uma arma de fogo no interior da aeronave e para encontrá-la usamos um equipamento que detecta vários tipos de metais. Na segunda parte, os policiais realizaram uma varredura geral no avião a procura de armas e objetos ilícitos. Na terceira parte do treinamento, fizemos uma entrada tática na aeronave, simulando retirar um suspeito, sem colocar em risco os passageiros e o quarto exercício foi o transporte de presos”, explica Emílio.

Cobertura do Treinamento em Sales (Assista ao vídeo e veja as fotos)

Acompanhe o vídeo no http://www.altatensao24horas.com.br/2017/01/policia-civil-realiza-terceiro.html

Veja as fotos no http://www.altatensao24horas.com.br/2017/01/policia-civil-realiza-terceiro_20.html

Texto e Fotos: Marcelo Ono

Imagens: Augusto Pires Bial

Edição de Imagens: Reginaldo Henry

Compartilhe no Google Plus

    Blogger Comment
    Facebook Comment